Lugares para conhecer no Espírito Santo - Cachoeiro de Itapemirim

lugares para conhecer no Espírito Santo - Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente

Eii pessoas maravilhosas, tudo bem? Chegamos ao último dia da série: Lugares para conhecer no Espírito Santo [aaaahhh :/] Mas não vamos sofrer, pois foi muito bom. Hoje falaremos sobre minha cidade linda: Cachoeiro de Itapemirim


Mas antes relembre os dois primeiros lugares dessa série:



Cachoeiro de Itapemirim, chamada de "Princesinha do Sul", também de "Capital Secreta do Mundo", ou apenas por "Cachoeiro" ou "Cachú" para os íntimos rsrs é o município mais populoso do sul do Espírito Santo, possuindo mais de 200 mil habitantes. Preciso destacar que é uma cidade quente, acho que essa é uma das características mais marcantes daqui, depois não diga que não avisei rsrs.


Foto feita por mim :) Achei esse pôr do sol lindo. Nem precisou de edição rs. A imagem é do Rio Itapemirim, rio que corta a cidade.


HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Cachoeiro de Itapemirim começa em 1812, quando o donatário da capitania do Espírito Santo, Francisco Alberto Rubim, foi incumbido de promover o seu povoamento. A região era dominada pelos temidos índios Puris que, porém, não chegaram a ser obstáculo aos primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro nas minas descobertas nas regiões compreendidas de Castelo.


A primeira incursão exploradora ocorreu entre 1820 e 1825, época em que foi concedida ao Tenente Luiz José Moreira meia légua de terras. Na mesma época, foram constituídos postos de policiamento, denominados quartéis de pedestres, para proporcionar garantia aos habitantes que haviam se instalado no lugar, próximo do obstáculo rural do encachoeiramento do rio, ponto de parada dos raros tropeiros que desciam do sertão e iam se acomodando nessas paragens e plantando suas lavouras.

A primeira casa construída em Cachoeiro de Itapemirim foi de Manoel de Jesus Lacerda no ano de 1846. Logo depois foram surgindo as primeiras casas comerciais no centro da Vila, próximo à antiga matriz do Senhor dos Passos, sede da freguesia de São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim. As casas se concentravam na rua Moreira, marginal ao rio, ou pelas suas transversais.



Essa imagem é de um pequeno postal de Joacyr Pinto (revista Sete Dias), parece ser anterior a 1950 e eu a encontrei no facebook do Higner Mansur, grande apaixonado de Cachoeiro.

Para encurtar a parte histórica, já vou falar sobre a emancipação política da cidade. A Lei Provincial nº 11, de 23 de Novembro de 1864, elevou a Freguesia ou distrito Paroquial de São Pedro do Cachoeiro de Itapemirim à categoria de Vila, cujos limites estendiam-se até os Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No entanto, a nova Vila só veio a separar-se definitivamente de Itapemirim a 25 de Março de 1867, data da instalação de sua primeira Câmara Municipal.


O cargo de presidente da Câmara era exercido por um dos vereadores, eleito pelos seus pares. O Presidente, chamado também de Intendente, acumulava as funções executivas, isto é, ele era também o "prefeito" da cidade. Isso aconteceu até 1914, quando foram criadas as Prefeituras do interior do Espírito Santo. (Fontes: sites da Prefeitura e da Câmara Municipal).


Cachoeiro tem alguns filhos famosos, os mais conhecidos são o cantor e compositor Roberto Carlos (muitas emoções)o músico Raul Sampaio Cocco, o escritor Rubem Braga (considerado maior cronista brasileiro), seu irmão Newton Braga que também foi escritor,  o economista e ex-presidente do Banco Central Ernane Galvêas e os atores Jece Valadão e Carlos Imperial.

Quero registrar também que, atualmente, o ponto forte da nossa economia é a indústria de mármore e granito. Para saber mais sobre esse ramo de produção, você pode visitar o Museu de Ciência e Tecnologia, localizado na Rua Moreira, 283, bairro Independência. As visitas de grandes grupos são feitas através de agendamento pelo telefone 3155-5365. Aberto de segunda a sexta, das 08h às 11h e das 14h às 17h, o Museu também é um dos pontos da rota de visita do Projeto Descobrindo Cachoeiro. E já que falei em descobrir Cachoeiro, vamos ver outro lugares para visitar. Vem!



LUGARES PARA VISITAR

Casa de Cultura Roberto Carlos  

Não lembro mais de onde peguei essa foto, sorry :/ rsrs


Localização: Rua João Madureira de Deus, no centro da cidade. 

Casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela Prefeitura Municipal e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais. Atualmente o espaço recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do mundo todo que vem conhecer um pouco da história de um dos maiores cantores do Brasil. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Visitas aos domingos e feriados devem ser agendadas pelo telefone (28) 3155-5257, em grupos de no mínimo 10 pessoas (acabei de ligar para lá para confirmar os horários rsrs). Eu já visitei a casa algumas vezes, principalmente na época de escola, mas não tenho fotos dessa época :( 

E na Praça Pedro Cuevas Junior, entrada da casa de Roberto Carlos, foi inaugurada no dia 18/04/15 (durante a "Semana do Rei" onde se comemora o aniversário dele), uma estátua esculpida em mármore branco, com 1,72m de altura, adivinhem de quem? Exatamente, do Roberto Carlos! A obra é da escultora Angella Borelli.



Outra imagem que peguei do facebook do Dr. Mansur rsrs


Parque Natural Municipal do Itabira


Foto do site Mochileiros

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga. O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferece à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação (informações do site da Prefeitura). O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. 
Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira. 


E na localidade da Pedra, há o sítio Itabira para você sobreviver ao calor da cidade, é uma ótima opção aproveitar as piscinas naturais, toboágua, escorregadores infantis. E conforme o facebook oficial do sítio, é possível se hospedar também em oito chalés (suítes) em estilo rústico com 30m² e varanda panorâmica para as piscinas e experimentar com delicioso café da manhã colonial. Há também área de camping com capacidade para 100 barracas. Eu já aproveitei muito essas piscinas, na infância, mas não tenho fotos legais para compartilhar :/ .


Foto publicada na fanpage do sítio neste link.


Ilha dos Meirelles


Imagem retirada do site Ilha dos Meirelles

Com seus 9,6 hectares, situada em local privilegiado, próximo ao Centro de Cachoeiro de Itapemirim, com acesso direcionado por uma ponte pênsil, a  Ilha dos Meirelles é um laboratório natural de recuperação de área degradada que propaga idéias referentes à preservação e recuperação ambiental para todo o sul do estado, vários estados do Brasil e até outros países. A Estação Ambiente Meirelles recebe escolas e grupos para visitação, cursos referentes à área ambiental também são parcialmente efetuados na ilha.

Inicialmente a Ilha pertencia ao Sr. Newton Meirelles, sendo doada, posteriormente, para a prefeitura municipal, que assumiu a Ilha no ano de 1992, construindo a ponte pênsil neste mesmo ano.

DESABAFO: Eu já estava desistindo de falar da Ilha aqui, pois eu liguei para Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fui informada que ela está fechada! Isso mesmo,  fechada, abandonada!!! Gente, eu quase chorei! :'( A Ilha pertence à Prefeitura e durante um tempo foi cedida ao Centro Universitário São Camilo por 20 anos, que preservava a Ilha juntamente com a Prefeitura. Acabou o contrato de comodato, eles devolveram à administração para Prefeitura e nada mais foi feito. Vou parar falar senão falo demais aqui, mas só sei que fiquei triste viu! Deixo aqui minha indignação e esperança de que a Ilha volte a ser cuidada e aberta ao público. 



Casa da Memória + Biblioteca Municipal


Imagem do site tripAdvisor.

Localização: Rua 25 de Março, 106, Centro da cidade.

Imóvel de grande valor histórico para Cachoeiro. Construído em 1920 (aproximadamente), mantém suas linhas arquitetônicas originais. Situada à rua 25 de Março, 106, a Casa foi tombada como patrimônio histórico, em 1996, pela Resolução nº 007/96, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Cachoeiro. Foi reformada pela prefeitura, em parceria com o governo do estado, em 2013. Atualmente abriga a Biblioteca Municipal 'Major Walter dos Santos Paiva'. Mais informações pelo telefone (28) 3155-5272.


Casa dos Braga  


Foto feita por mim :) Foi quando a restauração da Casa estava quase pronta.

Localização: Rua 25 de Março, 166, Centro da cidade. 

Patrimônio Histórico Municipal, tombado em 1985, a Casa dos Braga foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, filhos do Cel. Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade. Newton Braga foi o criador da Festa de Cachoeiro e Rubem Braga, considerado o maior cronista brasileiro. Abrigou até 2014 a Biblioteca Pública Municipal "Major Walter dos Santos Paiva" (hoje na Casa da Memória), com acervo de mais de 10 mil livros, além de obras e manuscritos dos irmãos Braga. 

Tenho ótimas recordações desse local, pois, na minha infância, eu fazia várias pesquisas da escola na Biblioteca que funcionava lá, na época eu nem sonhava em ter computador em casa e só se pesquisava nos livros mesmo. E como sempre amei livros, eu amava esta casa. 

A Casa está fechada há 3 anos para restauro realizado pelo governo do Estado, mas a obra já finalizou. Eu liguei para a Secretaria de Cultura e fui informada de que a Casa permanece fechada pois ainda aguarda a reinauguração com a presença da família Braga. A partir de então se transformará em um Museu da Família e local para eventos culturais como exposições, lançamentos de livros e outros. Incrível, não?! Já estou doida pra visitar quando virar reinaugurar. Mais informações: (28) 3155-5272. Há uma reportagem sobre a nova Casa dos Braga, acesse aqui.



Teatro Municipal Rubem Braga

Imagem retirada site Rede Brasil.
Localização: Rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandú.
Espaço para apresentações teatrais, danças, shows e eventos. O Teatro possui capacidade para 292 pessoas. Funciona de terça a sexta feira de 08h às 18h. Havendo espetáculo o Teatro possui horário especial. O teatro não é tão grande comparado a teatro de cidades grande, mas temos um teatro! rsrs Tomara que o dia que você estiver aqui, consiga assistir a algum espetáculo.
Atendimento de terça a sexta de 08h às 18h - Telefone para contato (28) 3155-5356. 



Fábrica de Pios de aves "Maurílio Coelho"


Essa imagem de um dos estojos de pios que é feito pela fábrica. Imagem do site oficial neste link.

Localização: Rua Gastão Pimenta Coelho, 39 - Ilha da Luz.

A Fábrica de Pios fundada por Maurílio Coelho, em 1903, é a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, produz mais de 40 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Antes utilizados para caça, hoje sua função é de preservação, muito usado por biólogos, ambientalistas e observadores de pássaros. Outra finalidade é para a utilização por músicos. 

É um trabalho lindo que vale a pena ser conhecido, confira uma reportagem que o Programa "Pequenas Empresas, Grandes negócios" realizou na fábrica, acessando este link

Aberta à visitação de segunda a quinta-feira, das 07 às 17 horas, sexta-feira, das 07 às 16 horas e nos finais de semana e feriado com agendamento prévio no telefone (28) 3522-2259 ou (28) 8804-4222 (28) 8804-4333. 


Palácio Bernardino Monteiro 

Eu trabalho do lado do Palácio, mas acho que não conseguiria fazer uma foto melhor do que essa que encontrei neste site.

Localização: O Palácio Bernardino Monteiro está localizado na Praça Jerônimo Monteiro nº 32, centro da cidade. 

Nele funcionou a Escola Bernardino Monteiro, inaugurada em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro e, atualmente, funciona a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914. Um acervo de incomensurável importância dentro do contexto histórico-cultural do município, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e afins, desenvolvido dentro do projeto Resgate e Registro, da atual administração. O imóvel é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 06/08/85. (Processo nº 01/85. Inscrição no Livro de Tombo das belas Artes, nº 5, Folha 02 e no Livro de Tombo Histórico, nº 84, Folha 10.) 


Museu Ferroviário Domingos Lage (Antiga Estação)

Imagem feita por Marcos A. Farias publicada no site Estações Ferroviárias.
Localização: centro da cidade.

Inaugurada em 1903, a Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim ligou durante décadas o sul do Estado ao Rio de Janeiro e Vitória. O prédio mantém as características da construção, atualmente o espaço abriga cursos e oficinas profissionalizantes e de lazer. Além destes, o acervo das atividades ferroviárias no Município fica a disposição dos visitantes. São registros fotográficos, documental, móveis e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas. Essa postagem está cheia de indicações de reportagens né, então vai mais uma sobre a antiga estação, vamos voltar ao tempo com essa imagens vem, clica aqui.

O horário de funcionamento da Estação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A visitação ao acervo é gratuita e aberta ao público em geral. Nos finais de semana e feriado, é necessário realizar agendamento prévio no telefone (28) 3155-5221. 

RESTAURANTES, LANCHONETES E AFINS

Gente, o objetivo dessa série é mostrar os pontos turísitos dos lugares mesmo, mas no último post pediram para eu falar de comidas da região, então vou deixar algumas sugestões de locais para você encher o bucho matar a fome aqui em Cachu. Essas indicações foram feitas pelas minhas amigas gulosas especialistas em comida haha.

Rivers Grill Churrascaria

Localização: Av Beira Rio, 101. Bairro Guandu

Quem não ama churrasco que atire a primeira picanha! Mas se você realmente não ama churrasco, pode comer até comida japonesa nesse lugar. Acredite em mim. Eu não curto japonês e só vou lá pela carne de verdade mesmo, adoro! Acesse o facebook deles e veja o cardápio.

Oldies Burguer

Localização: Rua Francisco Lacerda de Aguiar, 227. Bairro Gilberto Machado.
Pensa num hamburguer grande, agora multiplica. É isso que você encontrar nessa hamburgueria goumert. Simplesmente maravilhoso. E o ambiente é super charmoso, decoração retrô, bem rock and roll, muito massa. Acesse o site e o facebook do Oldies e saiba mais.

Las Paletitas


Localização: Perim Center - Av.Jones Santos Neves, 1372, SL: Q08, Bairro Caiçara
Como eu falei que Cachoeiro é quente, nada melhor que umas paletas mexicanas para refrescar né non? Você também pode tomar açaí ou sorvete nesse point também.

Aproveita que está no Perim Center (é um hipermercado com várias lojas) e visite as demais restaurantes, lojas e afins. Confira o site ou o facebook deles para saber tudo que tem lá. Falando em shopping, também temos o Shopping Sul com diversas opções de lojas, estabelecimentos, praça de alimentação e cinema (tem até cinema 3D! Para nós do interior isso é luxo). Acesse o site do Shopping Sul e facebook.



HOSPEDAGEM

Para finalizar o post gigante que até eu estou com preguiça de ler deixarei os links de alguns hotéis para vocês se hospedarem aqui. Sinceramente não sei qual o melhor mesmo, pois moro aqui então nunca me hospedei em nenhum né kkkkk mas há rumores que o San Karlo é o favorito dos turistas. Roberto Carlos sempre se hospeda nele e o gerente do hotel já chama a suíte master de "suíte do rei" rsrs. Mas deixarei outras opções também, falarei somente de alguns que estão localizados no Centro da cidade, vejam:

San Karlo Hotel
Localização: Av. Beira Rio, 129, Centro.
Tel: (28)3526-0468. 
Email: reservas@sankarlohotel.com.br 
Site: www.sankarlohotel.com.br

Cachoeiro Plaza Hotel
Localização: Rua Capitão Deslandes, 01. Centro. 
Tel/Fax: +55 28 2101 6775. Reservas: +55 28 2101 6775
Email: reservas@cachoeiroplazahotel.com.br 
Site: www.cachoeiroplazahotel.com.br

Hotel Rio Grande
Localização: Avenida Beira Rio, nº 24/26 - Centro.
Telefones: +55 28 3526-0666 ou +55 28 99272-5646 
E-mail: reservas@hotelriogrande.com.br
Site: www.hotelriogrande.com.br


UFA! ACABEI! PODEM AGRADECER! hahaha OBRIGADA POR LER ATÉ AQUI! <3 Espero, de coração, que vocês tenham gostado e aguardo sua visita aqui na terrinha!


E peço que acessem os posts das meninas também: A Vaneza escreveu o terceiro post sobre a Bahia no Blog Garota do 330. A Hellen mostrou mais um lugar de Pernambuco no Blog Apenas Giz. E a Wendy compartilhou outro cantinho de São Paulo no Blog It's Geekly.

p.s.: tem SORTEIO rolando no blog, não fique de fora. Clique aqui e participe!

ATUALIZAÇÃO: Esse post foi selecionado no Top Blogs da Semana no CBBlogers. Confira a seleção neste link.

Beijos e até mais!


CONVERSATION

5 comentários:

  1. Muito bom!!! Que post completo, Tamara!!! Com certeza vai ajudar muita gente que tem curiosidade em conhecer o Espirito Santo.
    E sou estudante de Turismo e posso dizer, suas informações aqui são ótimas!
    Estou inscrita no seu blog pra acompanhar sempre!!
    Visita meu blog, se gostar me segue lá também!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tamara! Nossa que cidade mais linda *--* Meninaaa quantos famosos saíram daí! A próxima vai ser você em!? Kkkk Não sabia que Roberto Carlos era daí, que amor *--* essa estátua dele ficou mara. Sabe essas casinha históricas?! Eu sou apaixonada por elas, com certeza ja anotei mais um lugar pra visitar kkkk É uma triste realidade ver que a prefeitura não dá valor a uma parte bonita daquela né!? -_- aqui tbm é assim :( Mas Adorei o seu post e amei saber mais curiosidades da sua terrinha, essa parceria foi incrível :D Espero montar mais projetos assim com vocês <3

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quando eu visitar sua terra natal, irei nos lugares daqui descritos! kkkkk xD

    ResponderExcluir
  4. Se um dia tiver a oportunidade de ir visitar espirito Santo, eu com certeza visitarei as cidades que você indicou

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, Tamara.
    Sou morador de Brasília, tenho 68 anos e nasci em Cachoeiro de Itapemirim.
    Gostei das suas dicas. Com certeza me ajudarão na visita à cidade que acontecerá em julho próximo.
    Em abril de 1956, saí de Cachoeiro, de trem, com destino ao Rio de Janeiro, e de lá para Brasília em 1964.
    Desculpe a ousadia, mas estou no Facebook.
    Tudo de bom para você.

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo