Obesidade da alma


Obesidade da alma - Tamaravilhosamente
Reprodução: Obra da Elena Dudina
Minha alma é obesa. Constatei hoje. Sem fazer nenhuma apologia à gordofobia, mas você sabe que obesidade mórbida é doença. E minha alma padece dela. Só que a obesidade da minha alma se apresenta incurável. 

Ela é causada pela comilança de sentimentos nem sempre próprios, ou melhor, quase nunca próprios. Minha alma vive se alimentando dos sentimentos alheios. Ela come a alegria da vitória dos amigos, mas também devora a tristeza dos corações partidos. Se empanturra com a angústia de quem espera uma resposta, um alguém... E degusta cada lágrima derramada em secreto. O resultado de toda essa gula não seria outro senão a obesidade da alma

Talvez a cura seria possível através da cirurgia de redução de sensibilidade. É isso mesmo, minha alma deveria, drasticamente, parar de sentir tanto o que o outro sente.

Mas só isso não seria o suficiente. Todos sabem que após a cirurgia é necessário seguir uma dieta rigorosa. Minha alma teria de cortar a ingestão desses gordurosos sentimentos. Começando pela calórica empatia, esse carboidrato que só infla minha alma. Deveria parar de comer o açúcar da preocupação, afinal de que adianta se importar tanto com quem não se importa? Esquecer da proteína da saudade e se poupar do infindável refluxo da dor. Ah, claro, nada de beber compaixão. Essa droga silenciosa que só a faz pensar mais no outro do que em si mesma.

É, talvez com esse tratamento rígido minha alma emagreceria... secaria... murcharia... desnutriria... e deixaria de ser o que é: uma alma! Ai, eu sabia que chegaria a esta triste conclusão: minha alma é obesa porque foi criada assim e não poderá deixar de ser. Cabe somente a mim continuar suportando seus quilos a mais.

E devo continuar tomando o sal de fruta do amor, para ajudar a digestão.

CONVERSATION

13 comentários:

  1. Que belíssimo texto!
    Sério, muito bom para refletir...
    A gente para pra pensar um pouco e várias questões se levantam e a conclusão que cheguei é que devemos sentir e nos importar com as pessoas que nos amam, apenas.
    Não vale a pena perder tempo com quem não sabe valorizar e compartilhar.
    beijinhos
    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Jana, que bom ler seu comentário e saber que te fiz refletir. Sim, com o tempo aprendemos a direcionar nossos sentimentos para as pessoas certas! Beijos e muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Aw. Será que minha alma é obesa também, por isso sempre me acabo mais do que deveria? Adorei o texto, Tammy. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati diva! Owwn eu que agradeço pelo comentário! Acho que sua alma é obesa também... que bom saber que te fiz pensar nisso. Beijos!

      Excluir
  3. Lindo texto, de verdade. Com toda certeza me fez refletir.

    http://www.renoveseblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii, muito obrigada pelo comentário. Fico feliz por te faz refletir!
      Beijos! Volte sempre!

      Excluir
  4. Blog lindo, palavras lindas! É incrível a capacidade que você tem de escrever e relatar os seus sentimentos, a forma criativa como você descreve cada um...Você tem um dom muito bonito e me fez refletir bastante. Eu também tenho uma alma obesa, acho que todos temos, pode até não ser uma alma obesa de todos os sentimentos iguais aos seus, mas obesa do dia a dia, creio que se todos pararem para refletir, cada um possui sentimentos e problemas diferentes, mas no final somos todos obesos e preocupados da mesma forma! Adorei. Grande beijo.

    https://claralisle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Clara, que vontade de te dá um abraço! haha Muito obrigad apor esse comentário, você não sabe como me faz bem saber que fiz alguém refletir com o que escrevo. E você tem razão, se pensar bem todos nós temos uma obesidade na alma de alguma forma. Obrigada mais uma vez! Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa Tamara arrasou, apaixonei com suas palavras. Também sofro desse mal na alma.
    Parabéns, muito motivador seu textos.


    Beijos.
    Blog La Rosa Blanca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao clube então, Rê! Obrigada por seu comentário! São vocês que me motivam! Beijos!

      Excluir
  6. Genteeeee! Que texto mais lindo e profundo! <3
    Amei!
    Beijãooo ;)
    Jake
    Esmalte nas Unhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Jake, muito obrigada! Sempre bom ter você aqui. Volte sempre, viu?!

      Excluir
  7. Muito legal seu blog, parabéns! Estou seguindo e curti sua página! Se puder retribuir o meu espaço é http://elavestepreto.blogspot.com.br Apareça! Bjus!!!

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo