Lettering: a arte de desenhar letras

Lettering: a arte de desenhar letras - Tamaravilhosamente


Eiii pessoas maravilhosas, tudo bem?? Desde o ano passado eu descobri uma nova paixão que quero compartilhar com vocês aqui. É o Lettering! A arte de desenhas letras. ✍Vem comigo que vou explicar tudo sobre isso!



Eu sempre fui apaixonada por escrever e desenhar. Confesso que não tenho técnica nenhuma, mas gosto de rabiscar, colorir, enfim, brincar com as palavras e os traços. De um tempo para cá, encontrei algumas imagens que me chamaram a atenção por serem desenhos diferentes, uma espécie de ilustração. Pronto, coloquei na cabeça que queria aprender a fazer aquilo (porque sou dessas, gosto de aprender de tudo um pouco). Acontece que eu não sabia nem o nome daquela arte para poder pesquisar mais. Somente no ano passado, numa das minhas viagens pelo Google, eu descobri que o que eu buscava aprender se chamava Lettering!


Lettering: a arte de desenhar letras - Tamaravilhosamente
Primeiro Lettering que fiz sem nem ter ideia do que estava fazendo hahaha.
Essa imagem é de 2015, só descobri o que de fato era o lettering em 2016.

Como eu já falei, Lettering é uma forma de ilustrar palavras soltas ou frases inteiras utilizando fontes e formatos diferentes. O que venho tentando aprender é o Hand Lettering que, como o nome já diz, é a forma manuscrita dessa arte. O lettering digital eu nunca fiz, pois é necessário utilizar ferramentas como o Illustrator por exemplo. E o que eu quero mesmo é brincar com lápis e caneta, então acredito que demorarei para me aventurar na versão digital da arte.

Ao contrário do que eu pensava antes de começar a treinar, as palavras não podem ser escritas como fazemos normalmente. No lettering, as letras precisam ser DESENHADAS, uma por uma. O que torna o processo mais difícil, mas também muito mais bonito e interessante. Gente, isso é pura terapia!

Lettering: a arte de desenhar letras - Tamaravilhosamente

A imagem acima é do que eu considero meu primeiro Lettering oficial. Eu o deixei à lápis mesmo porque estava doida para fotografar e compartilhar no dia que fiz haha. Nessa época eu já sabia o que, de fato, era o Lettering e tinha começado a estudar mais sobre a técnica através de aulas, tutoriais e vídeos no youtube. Falando em Youtube, as minhas principais professoras são a Marina Viabone e a Aline Albino. A Marina é do Blog Primeiro Rabisco, onde ela compartilha vários materiais e post's sobre a arte. Ela também ensina muita coisa no Canal dela no youtube (Canal Marina Viabone). Meu sonho é participar de um workshop ministrado por ela para aprender mais ainda.

Acesse o instagram da Marina e veja mais.

A Aline Albino é outra inspiração para mim. Ela também tem um canal no youtube (canal By Aline Albino) onde compartilha muuuitas dicas. Eu aprendo muito assistindo vídeos das duas. Aconselho para quem quer começar a praticar essa arte, assistir os vídeos e acompanhar as redes sociais delas.

A Aline fez esse lettering usando apenas lapiseira! Muito top né? Veja mais no instagram dela.

Eu não tenho muitos materiais para praticar o Lettering, mas já aprendi que isso não é desculpa. Tanto a Marina, quanto a Aline já provaram que é possível fazer a arte com o que temos em casa. A Marina postou um vídeo sobre materiais baratos (clica aqui e assista) e a Aline gravou a construção de um Hand Lettering feito somente com caneta esferográfica (confira clicando aqui). Eu tenho usado aquelas canetas que chamo de "canetas pijaminhas" e dá muito certo. Olha o último Lettering que fiz com uma caneta dessas.


Outra coisa que aprendi é que para fazer qualquer lettering é preciso paciência. Eu pensava que essas pessoas super profissionais, simplesmente pegavam uma caneta e começavam a desenhar. Mas não é nada disso. Há alguns passos importantes na construção do lettering:


1º Escreva a frase num pedaço de papel
Isso vai te ajudar a ter noção de quantas palavras são e qual o real tamanho da frase.


2º Destaque algumas palavras
Grife as palavras mais importantes da frase para você destacá-las na hora de construir o lettering. Mas cuidado! Escolha palavras-chaves e leia só elas, se o significado da frase continuou o mesmo, beleza. Senão, mude. Quem bater o olho no lettering vai ler primeiro as palavras destacadas e só depois a frase inteira.


2º Pense em objetos que combinam com a frase
Escreva os nomes de objetos que possam te ajudar a ilustrar a frase e tornar o desenho mais bonito.


3º Faça pequenos rascunhos
Planeje a composição, fazendo rascunhos em tamanho menor que o final. Pense se você usará a folha na vertical ou horizontal. Se quer que a frase fique dentro de uma forma (círculo, coração, quadrado...). Enfim, vá fazendo pequenos rascunhos e soltando a imaginação.
Esse rascunho surgiu "do nada", eu nem estava em casa, mas a imagem veio na minha mente, então rabisquei num pedaço de papel. Eu ainda não fiz esse lettering, mas coloquei a foto do rascunho pequeno aqui para vocês verem como faço (normalmente faço os rascunhos à lápis, mas como disse, nesse caso aí eu nem estava em casa, então usei a caneta que tinha na bolsa). Do lado do papel dá para ver outros rabiscos que fiz treinando tipo de fontes, estilo da coroa... Quando eu finalizar esse lettering eu atualizo o post aqui.


4º Faça linhas-guias no papel
Sempre faça linha-guias. Desenhe as bordas/margens no papel. Faça linhas para cada pedaço da frase, faça linhas dividindo até as letras de uma palavra, se preciso. Tudo isso ajuda o lettering ficar harmonioso e bonito.

5º Comece a desenhar com lápis
Não seja ansioso, faça primeiro à lápis. Ao ir desenhando, você vai pensar melhor em qual tipo de letra fazer, qual fonte, qual formato. Se vai ter sombreamento, se vai fazer faixas para escrever dentro. E se errar é só apagar e continuar.

Aqui está o Lettering feito à lápis. Dá pra ver as linhas-guias também.

6º Faça desenhos para preencher os espaços
Lembra dos objetos que você pensou ao analisar a frase? Então, desenhe-os ao redor dela, nos espaços que sobraram, ou utilize esses objetos para escrever dentro deles (igual fiz naquela foto do rascunho pequeno ali em cima. Eu utilizei uma coroa para escrever a palavra "reino" dentro).

7º Passe a caneta, espere secar e depois apague o lápis
Finalize o lettering com calma, veja como refinar os traços, preencha as letras. Escolha as cores de cada palavra e desenho. Agora é a parte mais legal pois você verá a arte ganhando vida! Depois é só esperar secar e apagar as linhas feitas com lápis.

Resultado da foto anterior. Utilizei outra caneta de ponta mais grossa para ficar mais fácil o preenchimento.
Eu confesso que preciso praticar mais e quero comprar muitos outros materiais, afinal sou a louca das papelarias hahaha. Mas uma coisa que quero deixar registrado aqui é que nós sempre somos capazes de aprender tudo o que quisermos! Nunca coloque limites nos seus sonhos. Se quer aprender algo, aprenda! Só depende de você se dedicar, treinar, se esforçar e fazer.

Repito que aprendi (e continuo aprendendo) muito com tutoriais no YT, principalmente da Aline e da Marina, então visitem os canais delas para aprenderem também (inclusive esses passos que compartilhei, eu aprendi com as duas). Claro que sigo muitos outros artistas, mas quis falar principalmente das duas aqui porque são as que mais acompanho mesmo. Eu pesquiso muita inspiração no instagram, nas tags #HandLettering e #Lettering. Vejo muita coisa no Pinterest também e salvo tudo na minha pasta "Hand Lettering", me sigam lá para se inspirarem comigo.

Comentem dizendo se já conheciam o Lettering, se praticam ou se vão aprender. E se querem que eu faça mais post falando sobre isso aqui no blog, é só falar também.

Beijos, fiquem com Deus e até mais!


CONVERSATION

4 comentários:

  1. Amo o lettering!
    Sou boa? Não :p hahahaha
    mas Eu tento né....
    vou ver se com as suas dicas eu me arrisco mais um pouco xD

    Beijooos!
    Amei o post e o blog!
    http://pergaminhosnamesa.com/

    ResponderExcluir
  2. mdsss que amor, eu acho lindo que desenha letras sabe, pena que nao tenho esse dom <3 aha ameeei
    atraspenteadeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, navegando em blogs de amigas observei comentários seus e vim conhecer seu blog. Gostei muito das suas postagens e já estou seguindo.
    Convido você a conhecer os meus, se gostar seguir, será um prazer.
    Um anoitecer feliz e um início de semana na paz de Deus.
    Abraços Profª Lourdes Duarte
    https://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Mas acho que não teria menor talento para isso. Adorei o post, as dicas de onde saber mais, o passo a passo, enfim, post completo e que não deixa nenhuma dúvida! Beijos!!!

    Não conhecia a série, mas fiquei interessada, principalmente pelo suspense e pelos temas que você mencionou. Adorei o blog!!!

    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo