Como foi 7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim/ES

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente

Olá pessoas maravilhosas, tudo bem? Eu estava ansiosa para compartilhar esse post com vocês. Vou contar um pouquinho do que presenciei na 7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirimque aconteceu nos dias 15 a 20 de maio e foi maravilhosa! Vem ver!


Sobre o conceito e a programação da Bienal


A 7ª Bienal Rubem Braga contou com cerca de 60 atrações, gratuitas para o público de todas idades. Foram oficinas, capacitações, mesas-redondas, contação de histórias, cursos, artesanato, lançamentos de livros, shows musicais, peças teatrais, performances, Congresso Brasileiro de Literatura Fantástica e, claro, muitos livros disponíveis para venda. Conforme informações oficiais, o evento atraiu, pelo menos, 50 mil visitantes durante os cinco dias.

A Bienal contou com participação de escritores e artistas de vários estados brasileiros. Recebeu convidados de renome nacional como Beto Silva, humorista (Casseta & Planeta); Daniel Munduruku, escritor e professor; Ana de Hollanda, cantora e compositora, ex-ministra da Cultura; Pedro Henrique, criador do projeto “Um Cartão”; Cristino Wapichana, compositor e escritor; Luís Ernesto Lacombe, jornalista, apresentador e escritor; Reinaldo Figueiredo, humorista, cartunista e músico (também Casseta & Planeta); José Guimarães Castello Branco, escritor, jornalista e crítico literário; Moisés Liporage, jornalista especializado em cinema, roteirista e escritor. Vieram também muitos outros artistas plásticos, como ilustradores como a  Graça Lima, do Rio de Janeiro, e cartunista e ilustrador Junião (Péricles Júnior). 

Os artistas locais também estão de parabéns pelos trabalhos expostos. Como a Cláudia Ferreira (minha querida tia Claudinha, como a chamo) do Ateliê Castelo das Artes que apresentou seus bonecos e ofereceu oficina de marionetes para a multidão de crianças que passou por lá.

Toda programação e informações sobre o evento estavam disponíveis no site oficial. Confesso que, no início, até eu fiquei perdida nas programações do site, não estava claro quem eram os participantes de cada mesa redonda, o que dificultou um pouco no momento das inscrições. Quando isso ficou mais visível, algumas mesas já estavam com inscrições esgotada (Todas as atividades da Bienal eram gratuitas, mas algumas precisavam de inscrições no site).


7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Imagem reproduzida do site da Bienal


O tema desta edição foi a amizade de Rubem Braga com outros escritores/artistas como Sérgio Buarque de Holanda, Candido Portinari e Vinicius de Moraes. Junto com esse slogan "a arte do encontro", a Bienal teve como símbolo a borboleta amarela, título de uma obra de Rubem Braga e o Panapaná, termo que descreve “bando de borboletas; migração de borboletas em certas épocas, que chega a formar verdadeiras nuvens” (dicionário Aurélio). Nesse conceito de celebrar o encontro de amigos e a nuvem de ideias que esses ícones deixaram na nossa literatura e cultura. Amei essa ideia!!!



Eventos que participei

☁ Abertura 

Eu estive presente na abertura da 7ª Bienal, que foi marcada por um concerto musical promovido pela Orquestra Sinfônica do Sul do Estado do ES.  A orquestra é fruto do trabalho pedagógico e estrutural da Escola de Música "Tocando em Frente" mantida pelo Projeto Casa Verde, que desde 2013 conta com apoio do “Criança Esperança” da Rede Globo.

A orquestra apresentou o concerto "músicas que Rubem Braga gostaria de ouvir" com repertório bem eclético e trilha sonora de filmes. Muito lindo mesmo!


7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente


Mesa "Conectado nas redes sociais - como se comportar"


No 3º dia de Bienal (17/05), aconteceu a Mesa-redonda "Conectado nas redes sociais - como se comportar" com participação do Pedro Um Cartão (RJ), Lígia Fascioni (Berlim/Brasil) e Kenia Maria (RJ), com mediação da Simone Lacerda, escritora cachoeirense. Simone também é professora, estudante de psicanálise e dona do Blog Cheiros, Ensaios e Poesias).


Provavelmente, vocês devem conhecer o Pedro do "Um Cartão", projeto criado por ele e que, hoje, conta com mais de 1 milhão e 700 mil seguidores no instagram. Pedro já publicou dois livros e também conta com uma linha de camisas, canetas, quadros e outros produtos feitos com seus cartões (visite o site dele, clicando aqui).

Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design. Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos (saiba mais aqui).

Kenia Maria é atriz, escritora e Defensora da ONU Mulheres pelos direitos das Mulheres. Kenia tem um canal no youtube, o "Tá bom pra você?", onde trata questões raciais com leveza e humor inteligente, também compartilha seus pensamentos, defende suas causas e conversa com diversos convidados especiais. Ela ministrou uma palestra no TED SP e você pode assistir aqui.

No final da conversa, Kenia fez o lançamento do seu segundo livro infantil: "Flechinha" (literatura infanto-juvenil afro-brasileira).

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Abertura da Mesa Redonda
O espaço estava cheio de alunos da rede municipal de ensino. Amei essa oportunidade dada a eles para estarem na Bienal em horário de aula.

Como eu falei lá no início, algumas mesas ficaram com as inscrições esgotadas bem rápido. Essa em questão foi a primeira a esgotar. Eu mesma não consegui fazer a inscrição no site, porque quando eu finalmente consegui entender em qual dia/mesa o Pedro estaria, ela já tinha esgotado. Mas graças a Deus (e a minha amiga Sarah que não me deixou surtar rs), eu consegui entrar. No momento da mesa, vários lugares estava vazios, acredito que alunos desistiram. E, também, não tinha ninguém na entrada com lista. 


7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Simone Lacerda mediando os debates
As perguntas eram feitas pela querida Simone e cada participante da mesa respondia. Ao final, foi aberta ao público a possibilidade de fazer perguntas também. A conversa foi muito boa. Eu amei assistir tudo!
7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Lígia Fascioni 
Lígia falou coisas incríveis, principalmente nos alertando sobre o que compartilhamos nas redes sociais. Deu dicas para identificar as "fakes news" e parar com essa corrente de compartilhar coisas sem confirmação. Ela nos motivou a fazer uma limpa nas nossas redes sociais e seguir somente o que nos faz bem. Ao ser questionada sobre empoderamento, ela disse:


"Empoderamento é você poder escolher o que você quer, fazer uma limpa no que você segue. Parar de seguir lixo." (Lígia Fascioni)
Ameei!


7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Pedro Henrique
Eu sigo o Pedro há um bom tempo, amo o que ele escreve e poder conhecê-lo pessoalmente foi um sonho realizado. Ele contou um pouco sobre como começou a escrever os cartões, como funciona seu processo de escrita e deixou claro que a inspiração pode vir de qualquer lugar. Ele também falou sobre como é importante pensar no que compartilhamos na internet e como levamos essas conexões para a vida real. Ele disse uma frase linda:


"O que vamos levar dessa vida é o que deixamos nas outras pessoas." (Pedro - Um Cartão)
Não preciso dizer mais nada né?💗


Kenia Maria falando sobre seu livro "Flechinha - o príncipe da floresta"
Kenia Maria é uma mulher incrível, ela tem uma presença! Falou muito bem sobre os crimes que são cometidos na internet, principalmente o racismo. Quando questionada sobre o que fazer em uma situação racista, ela incentivou a filmar e após registrar ocorrência do crime. Compartilhou também sua luta como mulher negra e o que ela defende. Deixou várias lições para nós. Ao falar do seu livro, ela frisou:


"Esse livro já quebra vários esteriótipos, afinal, vocês já viram um príncipe nesse estilo?" (Kenia Maria) 

O personagem principal da obra é um menino negro.




7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Momento tietagem com a Kenia e a Simone
Agora vamos falar sobre minha maior emoção! Eu fiz um lettering para o Pedro (@umcartao) com a frase dele: "Amizades sempre surgem a partir de conexões sinceras"Depois, ele fez um cartão pra mim: "Tamara, as conexões sinceras transformam os nossos corações para sempre". MORRI TODAS AS VIDAS NESSE MOMENTO! (Clique aqui e veja o vídeo do nosso encontro😍)

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Pedro com meu lettering

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Pedro escrevendo o cartão para mim
7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
O cartão mais lindo que ele já fez! rs
Gratidão eterna por esse dia!!!


Encerramento


No domingo, foi o encerramento da 7º Bienal Rubem Braga com um show emocionante do Teatro Mágico. Eu cheguei com o show quase terminando. Mas consegui sentir toda magia e sentimento do momento.
7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente
Acredite são eles lá! rsrs

Foto/reprodução do IG do Teatro Mágico

Minhas fotos desse dia ficaram péssimas. Mas para compensar, fica com esse pôr-do-sol maravilhoso que presenciei quando estava chegando na Bienal.😍

7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente


Foi bem parecido com a foto que tirei na 6ª Bienal Rubem Braga (clique aqui e confira).



Outras atividades


Uma das grandes propostas desta 7ª Bienal Rubem Braga foi que ela começou bem antes do evento. Foram promovidas várias atividades Pré-Bienal, dentre elas o Livro Virtual de Crônicas. Eu tive dois textos meus publicados nele. Contei sobre isso neste post aqui. Dos escritores que participaram do livro virtual, seis foram escolhidos e homenageados na Solenidade da Academia Cachoeirense de Letras no sábado à noite. Parabéns aos escolhidos! 

Várias outras atividades aconteceram e eu gostaria de ter participado, como uma oficina de poesia e encadernação e outra de escrita criativa, ambas promovidas pelo SESC. Também da Sessão Solene da Academia Cachoeirense de Letras que recebeu novos membros, dentre eles, a escritora Simone Lacerda.

Mas o que mais me doeu não ter ido, foi no sábado quando aconteceu o 1º Congresso Brasileiro de Literatura Fantástica durante todo dia.

Ele também foi fruto de uma ação Pré-Bienal em 2017. O congresso contou com várias mesas-redondas, stands de autores com seus livros e muito mais produtos geek e nerd. Eu havia falado desse Congresso quando entrevistei a escritora Tatiana Mareto (clique aqui). Inclusive, ela estava presente com seu lançamento "Dezembro" que teve todos exemplares esgotados na Bienal! 😱Parabéns pelo sucesso, Tati!



Se vocês quiserem conferir as fotos oficiais de todos os dias da Bienal, basta acessar os links abaixo que são da conta da Prefeitura no Flickr:



Ufa! Espero que vocês tenham gostado deste post. Sei que ficou meio grandinho mas eu precisava falar sobre esse evento literário-cultural que superou nossas expectativas. Parabéns à Secretaria Municipal de Cultura e todos os organizadores. Quem poder conferir sabe que a 7ª Bienal Rubem Braga foi um sucesso!



7ª Bienal Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim - Tamaravilhosamente



Se você gostou desse post, que tal pinar essa imagem acima para ajudar a compartilhar o meu trabalho? Você também pode divulgar esse post nas suas redes sociais usando os botões abaixo.
Beijos, fiquem com Deus e até mais!

CONVERSATION

6 comentários:

  1. Quantos assuntos e eventos! Eu nunca fui mas sempre achei muito legal.

    eaidiy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é muito bom! Quando tiver uma oportunidade, vá! vc vai gostar.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Amei demais seu post e suas fotos. Tenho muita vontade de ir para esses eventos, mas onde moro fica muito longe e por aqui nunca tem nada!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kaila, obrigada! Fico feliz por você ter gostado do post. Poxa que pena, mas quando você tiver uma oportunidade não deixe de ir, é muito bom mesmo!
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  3. Oi Tamara, tudo bem?
    Passei aqui para conhecer seu blog e espiar seu layout, ele está lindo, não sei como era antes, mas tenho certeza que a mudança valeu a pena!
    É tão bom mudar, estou namorando o novo visual do meu blog
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Ana, o meu layout vai passar por uma nova mudança agora, o novo layout ainda não está pronto. Muito obrigada por ter vindo aqui visitar. O seu blog também está um amor, mas concordo contigo, mudar é muito bom!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo