Entrevista com a escritora Tatiana Mareto


entrevista com a escritora Tatiana Mareto - Tamaravilhosamente

Olá, pessoas maravilhosas! Tudo bem? Estou muito feliz por receber em nosso blog uma pessoa muito especial e marcante em minha vida. Vamos conferir essa maravilhosa entrevista com a escritora Tatiana Mareto.


Tamara (T): Olá Tatiana! Primeiramente, eu te agradeço por conceder esta entrevista ao Tamaravilhosamente. Me sinto honrada em, finalmente, tê-la aqui, muito obrigada!

Tatiana Mareto (TM): Ei Tamara! Eu que me sinto honrada pelo convite do Blog, que sigo desde que iniciou os trabalhos. Fico muito feliz de poder participar desse espaço.


T: Eu como sua leitora-fã-amiga sei que, além de escritora, você é mãe, esposa, advogada, professora, doutoranda, blogueira (esqueci de algo?). Como é seu processo de escrita? Você consegue tirar um tempo determinado por semana para escrever, ou os textos vão surgindo nos intervalos das outras atividades?

TM: Bem, eu nunca me considerei escritora profissional, ou seja, nunca pretendi "viver da escrita". Portanto, sempre fiz isso para meu lazer, como uma forma de extravasar sentimentos e ideias. Com o tempo, fui estudando sobre escrita, sobre técnicas, e sei da importância de permanecer escrevendo e ter uma rotina. Mas, com minha vida atribulada, não consigo. Nesse período de doutorado, eu escrevo quando dá - sempre que sobra uma pontinha de tempo, eu me dedico à escrita dos meus livros e outras histórias. Mas é um ritmo meio louco, sem muita organização. 


T: Você começou a escrever muito cedo. Quantas histórias você já publicou e quais delas se tornaram livros?

TM: Comecei aos 12 anos, mas escrevia só para mim. Poesias e algumas fanfictions. Eu publiquei, ao todo, mais de vinte fanfictions durante a adolescência e até a fase adulta - a maior parte delas com Westlife e Shinhwa. Desde 2008 eu só escrevo originais, e, nesse período, foram dez histórias finalizadas, sendo seis livros completos publicados, três em edição e uma finalizada no Wattpad, que talvez eu transforme em e-book. 


T: Você é autora independente. Por que decidiu publicar dessa forma? Quais as vantagens e desvantagens de não ter uma editora no processo de criação de um livro?

TM: Eu decidi depois de uma breve análise do mercado literário à época. Isso foi em 2009, quando terminei o primeiro volume da trilogia O Segredo de Esplendora, enviei o original para cinco editoras e só recebi duas respostas: uma agradecendo o envio mas recusando o livro e outra, em menos de vinte e quatro horas, que recusou meu livro e me ofereceu publicá-lo por "outro selo" da mesma editora, pela bagatela de 18 mil reais. Depois desse baque, investiguei o mercado e descobri que a coisa era desse jeito, mesmo. Ou eu pagava muito caro para publicar ou eu amargava receber vários nãos, já que as grandes editoras, que não cobravam, não publicavam autores desconhecidos. Também descobri que era possível publicar por minha conta, e foi como fiz. Revisei, diagramei, editei, fiz capa, paguei a gráfica e fiz uma tiragem de A Origem - o primeiro livro da trilogia. Claro que fui muito amadora, eu estava começando. Hoje, continuo autopublicada e feliz com essa escolha, mesmo já tendo duas passagens por editoras diferentes. Sou menos amadora - consegui aprender a fazer melhor e já cogito me unir a outras autoras autopublicadas para planejarmos um futuro mais promissor. 


T: Vamos falar sobre os temas dos seus livros? Suas publicações são romances variados. Me lembro da empolgação dos leitores de “Jogos de Adultos”, por ser erótico. Eu me encantei com toda a fantasia de “O Segredo de Esplendora” (preciso terminar essa trilogia! #vergonha). E agora mal posso esperar para ler “Dezembro”, com tema sensível. Ainda temos seus e-books (como "Sequestrados"), suas histórias no Wattpad, poesias no blog e outros. Mas nos diga, sobre o que você mais gosta de escrever?

TM: Eu sou escritora de romances. Sempre foi minha leitura favorita e minha escrita favorita. Eu escrevo romances de fantasia, romances com drama, com comédia e com outros elementos que diversifiquem a história, mas o foco é sempre o romance. Adoro escrever sobre o flerte, sobre o processo da conquista e sobre os percalços no caminho dos apaixonados. Confesso que, depois que o casal fica junto, eu costumo desanimar da história! Muitas vezes eu escrevo várias histórias ao mesmo tempo para manter a empolgação desse momento da conquista. Tenho mais três histórias para serem lançadas, uma delas é queridinha no Wattpad, Paixão em um Verão, que tem o foco exato no processo do flerte, da sedução, do prazer em conquistar. É mais ou menos isso. 

entrevista com a escritora Tatiana Mareto - Tamaravilhosamente


T: Seu mais recente lançamento é “Dezembro”, o que os leitores podem esperar dessa história?

TM: Dezembro é um livro muito importante, para mim. Foi meu primeiro romance finalizado, com 17 anos. A história era bem diferente e tinha uma escrita imatura, mas eu gostava muito da premissa e decidi reescrevê-la recentemente. Aproveitei para passar uma mensagem - Dezembro é meu primeiro livro que retrata uma mulher em situação de violência doméstica e pretende desenhar um cenário muito comum para várias mulheres. Tentei passar esperança, que é possível sair dessa situação, mesmo que isso seja bem difícil. Reuni percepções de estudos que desenvolvi no meu Doutorado, ouvi a opinião de outras mulheres e li relatos daquelas que estão em situação de violência ou já saíram. O livro, no entanto, é um romance. Ele não mostra a redenção pelo amor, mas como a personagem conseguiu superar muitas coisas na vida dela e, ainda assim, viver um amor. Lídia é uma mulher que se liberta de um passado muito ruim e opressor, e encontra apoio para ultrapassar essas dificuldades.


T: Aliás, o evento do lançamento de Dezembro aconteceu recentemente no dia 12/05. Como foi esse momento? Conta pra gente.

TM: Sim, eu fiz o primeiro lançamento do livro em Vitória, por ocasião do 18º Amigo Livro ES - Especial Romances. Achei que tinha tudo a ver com a temática, e já tinha participado de outra edição do evento e gostado bastante. Sinceramente? Foi a primeira vez que fiz um lançamento de um livro e achei um grande sucesso! A receptividade dos leitores e das leitoras foi ótima, tive um momento de apresentação do livro, vendi exemplares e tive a oportunidade de mostrar Dezembro para todos. Adoro esse contato com leitores e leitoras, fico sempre muito feliz quando tenho essa oportunidade.


T: Você também estará presente na 7ª Bienal Rubem Braga, participando do 1º Congresso Brasileiro de Literatura Fantástica. Quais expectativas para esse evento?

TM: Estou com grandes expectativas! Desde os eventos pré-bienal eu estou bastante empolgada pois vejo Cachoeiro de Itapemirim abrindo as portas para os escritores locais e para a literatura fantástica, pela qual tenho muito carinho. Fui convidada para o I Encontro de Literatura Fantástica que aconteceu em 2017 e agora participarei do 1º Congresso Brasileiro de Literatura Fantástica, compondo uma mesa com escritores de peso. Vem muita gente boa, e é uma honra participar de um evento na minha cidade com tantos escritores e tantas escritoras de qualidade, que representam a literatura local e nacional. Espero ver nosso Congresso cheio! E estarei lá o dia 19/05, sábado, o dia inteiro, com meus livros em exposição.  


T: Estamos chegando ao final do nosso papo. Qual mensagem gostaria de deixar para os leitores do Tamaravilhosamente?

TM: Leitores, continuem lendo :) Não é uma mensagem redundante, é um incentivo para nunca pararem. Leiam sempre, leiam tudo, leiam qualquer coisa, mesmo. Ler é aprendizado, ler é conhecimento e informação. A leitura pode nos tornar pessoas melhores! E continuem visitando o Tamaravilhosamente, porque Tamara é uma fofa e esse blog tem muito a acrescentar sobre literatura e cultura em geral. Vamos valorizar nosso pessoal! 


T: Muito obrigada, Tatiana. Amei nossa conversa! Desejo que seus escritos alcancem muitas pessoas. E parabéns por todo seu trabalho!

TM: Eu que agradeço. Adoro falar com você, sempre. Espero continuar escrevendo para vocês, leitores, porque é para isso que publico minhas histórias. Beijo grande!


entrevista com a escritora Tatiana Mareto - Tamaravilhosamente




Conheça mais sobre a autora e seus livros visitando: SITE | BLOG | WATTPAD | FACEBOOK | INSTAGRAM


Espero que vocês tenham gostado dessa entrevista tanto quanto eu gostei de realizá-la.💖


Não percam a 7ª BIENAL RUBEM BRAGA que começa hoje (15/05) a partir das 18:30. Confira a programação completa em bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br. E vamos prestigiar a escritora Tatiana Mareto em sua participação do 1º Congresso de Literatura  Fantástica no sábado, dia 19/05 a partir das 8:30. Tatiana estará presente em todo o evento, mas especialmente fará parte da mesa redonda "A JORNADA DO ESCRITOR FANTÁSTICO. COMO PUBLICAR? PROBLEMAS E SOLUÇÕES". (faça sua inscrição clicando aqui). E seus livros estarão no Stand da Loja Universo Geek.



entrevista com a escritora Tatiana Mareto - Tamaravilhosamente


Fiquem com Deus e vejo vocês na Bienal! Beijos!

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Owwwwwn que post mais lindo! Fofura define! Adorei nosso papo, foi uma delícia ser entrevistada pelo blog. Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah imagina, eu que amei nossa conversa! Você maravilhosa como sempre. Obrigada pela oportunidade! Beijo e até a Bienal! <3

      Excluir
  2. Ameiii,que entrevista top.Muito simpatica a Tatiana Mareto ea Tamara é realmente TAMARAVILHOSA rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha muito obrigada, Nayd! Você que é uma maravilhosa! Volte sempre aqui <3
      Beijos!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo