A vida não precisa ser tão difícil

a-vida-nao-precisa-ser-tao-dificil-tamaravilhosamente

Deveria ir dormir, mas estou lendo um livro* sobre uma mulher que chega numa fase tão cabeça dura que me fez sentir raiva dela. Mas daí percebi que, muitas vezes, eu sou assim. Teimosa mais que uma porta. 

Acho que a gente costuma confundir teimosia com força de vontade. Na verdade, nós precisamos parar de romantizar sofrimento e sacrifício. Valorizamos quem passa 14, 16 horas por dia estudando para conseguir passar num vestibular. Será que isso é realmente saudável e justo? "Ah, Tamara mas a vida não é justa mesmo não"Tá bom, talvez você precisa mesmo se dedicar mais a um estudo para passar numa prova (mesmo sabendo que prova é uma péssima forma de avaliação). Mas já percebeu que muitas vezes nós pensamos que tudo precisa ser assim difícil? 

Nós temos mania de dizer que o vale a pena ter, vale a pena sofrer. Que quanto maior a batalha, maior q vitória. Para conquistar o arco-íris é preciso suportar a chuva. Mais uma vez, tenho que concordar parcialmente, há coisas que não vêm fácil. Mas quero te dar uma boa notícia: a vida não precisa ser tão difícil, não!

Sou uma pessoa extremamente curiosa e teimosa. Muita gente vai dizer que minha teimosia na verdade é determinação, que é isso que me ajuda a sempre alcançar tudo que sonho. Mas vamos combinar que não é bem assim. 

Minha mãe sempre conversou muito comigo sobre tudo. Principalmente quando eu era criança e ela estava trabalhando nas tarefas de casa. Certa vez, ela estava fervendo leite e dizendo que o fogão era perigoso. Que não poderia encostar. Que fogo queimava e doía muito. Eu ouvia tudo muito atentamente até que ela desligou o fogão, retirou a leiteira e... Eu fui com a mãozinha toda aberta e coloquei bem na boca do fogão! 

O mesmo aconteceu com o ferro de passar roupas. Ela avisou que era quente. Eu ouvi e entendi. Mas daí quis experimentar. O problema que eu não colocava só a ponta do dedo, eu ia com a mão aberta e queimava toda palma da mão. E piorou, com o ferro de passar eu fiz isso DUAS VEZES. Em dias diferentes.

"É, Tamara, já entendemos. Você realmente era uma criança muito curiosa e teimosa". Quem dera se essa teimosia ficasse só na infância, meus amigos! Até hoje me pego fazemos coisas super complicadas só para conseguir o que quero ou descobrir se aquilo é daquele jeito mesmo. EU SEMPRE GOSTEI DE DESAFIOS! O "não" sempre me motivou mais do que o "sim". Minha teimosia é incurável

E nessa de achar que quanto mais difícil melhor, eu me vi me esforçar para conquistar coisas que não eram pra mim ou que não dependiam do meu esforço, exemplos: amizade, atenção e amor ALHEIOS. 

Vou usar uma metáfora que a Fabiola Melo contou uma vez. Pensa num dia em que você passou em frente a uma loja de calçados e viu na vitrine um sapato perfeito. O modelo que você gosta, a sua mar favorita, a cor linda e o melhor, está na promoção.  Mas quando você decide entrar na loja e comprar, a decepção vem: não tem nenhum par do seu número, só menor. Me diz o que é mais fácil? Cortar um pedaço do seu pé para caber no sapato ou comprar outro sapato? Sim, mais facil simplesmente escolher outro sapato. Acontece que muitas vezes eu me vi cortando pedacos meu para caber num espaço que não era do meu tamanho, achando que por ser difícil valeria a pena ou era o caminho certo. Mais uma vez quero te lembrar: as coisas nao precisam ser tão difíceis assim! Parece de se mutilar para caber num emprego que não te permite crescer, num relacionamento que te diminui, numa amizade que te usa. O tamanho certo para você não precisa chegar pelo caminho mais difícil. Pelo contrário, quando for para ser acontecerá da forma que deve acontecer, sem ninguém ficar despedaçado.

Bom, voltarei à minha leitura torcendo para minha personagem aprenda isso. E que eu também aprenda que a vida não precisa ser tão difícil!

Na paz daquele que torna nossos caminhos leves,

Tamara MR 


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11:28

*O livro que eu li é o Perdida na Vida, da Luísa Aranha. Confira a resenha, clicando aqui.



a-vida-nao-precisa-ser-tao-dificil-tamaravilhosamente
Se você gostou desse texto, que tal pinar (salve no Pinterest) a imagem acima e ajudar a divulgar meu trabalho? Você também pode compartilhar em suas redes sociais com os botões abaixo.

Não deixem de me seguir nas redes sociais e acompanhar o blog para ficar por dentro das novidades. FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

ATENÇÃO: Não perca o SORTEIO que está rolando no blog. Participe e também baixe gratuitamente wallpapers para celular feitos a partir de letterings meus. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Que lindo! Que delícia saber que a Mel te inspirou dessa forma, gata! Zerei a vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Mel é capaz de coisas que nem imaginávamos! Obrigada por me apresenta-la!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!