Resenha: Sem Padrões para o Amor - Ju Lund

sem-padroes-para-o-amor-ju-lund-tamaravilhosamente

Olá, pessoas maravilhosas, tudo bem? Hoje trago a vocês a resenha de mais um livro que muito me marcou. Estou falando do romance nacional Sem Padrões para o Amor da querida escritora Ju Lund. Uma história que fala sobre preconceito, rejeição, violência contra mulher e, claro, muito amor!

Compre na Amazon
(alerta tema sensível: aborda violência contra a mulher)

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

Formato: eBook Kindle
Título: Sem Padrões para o Amor
Autora: Ju Lund
Gênero: Romance
Editora: Studio Sigales 
Edição: 1ª (21 de dezembro de 2018)
Tamanho do arquivo: 3494 KB
Número de páginas: 167 páginas
Vendido por: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda
Idioma: Português
ASIN: B07M5MQ8HQ

SINOPSE: Depois de conhecer seu novo vizinho, Maumau, Analu percebe que julga as pessoas por sua aparência. Porém, o que ela não imaginava, era que aquele tatuado mudaria sua vida completamente.
Atrás da aparência de mau do "rabiscado" existia um homem doce... Porém misterioso! Mas, será que Analu conseguirá deixar para trás seus traumas e preconceitos e entregar seu coração ao tatuado do outro lado da rua? 

INTRODUÇÃO


Sem Padrões para o Amor é um daqueles romances leves, curtos, que fazem bem para quem ama um romance clichê. Apesar da leitura ser assim, ela nos traz reflexões ótimas sobre preconceitos, medos e outras coisas que fazem parte da nossa vida, mesmo sem a gente perceber.

Embora o livro seja curto e a história leve, eu fiquei muito apaixonada por ela e estou torcendo para que tenha continuação (ficou esses suspense no ar no final do livro). Me culpei por ter lido tão rápido, senti saudade dos personagens. Queria abraçar a Ju Lund por escrever uma história tão amorzinho! 


PERSONAGENS PRINCIPAIS



Analu, protagonista. Veio de uma família humilde mas foi criada com muito amor. Atualmente mora longe de casa, numa pensão, e está cursando Engenharia. Ela carrega um trauma da infância de quando sua melhor amiga, Julia, sofreu uma tentativa de violência sexual. 

Maumau, um novo vizinho de Analu. Tem um jeito estranho, pois é todo tatuado, anda numa motocicleta enorme, tem pinta de bad boy, mas também é muito lindo.

sem-padroes-para-o-amor-ju-lund-tamaravilhosamente

ENREDO

Sem Padrões para o Amor é escrito em primeira pessoa, pela protagonista. Temos uma visão total da história pela perspectiva da Analu. 

Durante a época da escola, Júlia, melhor amiga de Analu, sofreu uma tentativa de violência sexual, o que deixou Analu traumatizada. O aspecto físico do agressor nunca saiu da mente de Analu que, agora com 26 anos, mora longe de sua família, em outra cidade para se cursar engenharia e depois retribuir aos seus pais e aseu irmão tudo o que fazem por ela. Ela tem uma vida de universitária dedicada. Mora numa pensão familiar e segue sua vida tranquila, tirando a parte em que está se recuperando de um acidente que a deixou com uma perna imobilizada. Andar mancando, de muletas e sem poder ir a faculdade, é chato, mas ela tesá se virando. 

Tudo vai bem até que um novo vizinho se muda para a casa em frente à pensão. Uma casa azul que parecia abandonada, agora é ocupada por um homem com corpo admirável, barbudo, motociclista e muito tatuado. Um perfeito bad boy. A imagem daquele homem gera em Analu um bloqueio imediato, pois a lembra do agressor da amiga Julia, que tinha as mesmas características (o corpo coberto de tatuagens). A diferença que esse novo vizinho ao mesmo tempo que é estranho, é incrivelmente lindo e, com o tempo, gera em Analu uma sensação de paz e segurança. 


Esquisitíssimo. Tinha tatuagens por todo o corpo, ou em todas as partes visíveis, e isso incluía pescoço, mão, pulso etc... Uma barba por fazer —ou pelo menos por cuidar —, cabelo desarrumado, sem corte, comprido demais para um homem e talvez curto demais para uma mulher. Também ostentava grandes olhos azuis que completavam a figura fora do comum.

Ao anoitecer, a mudança continuava e um som alto de rock vinha da casa recém ocupada. Os moradores da pensão decidem que alguém precisa ir pedir o novo vizinho que abaixe o som, então elegem Analu para a missão. Ela vai e ao ficar frente a frente com o novo vizinho, sente algo diferente, os olhos azuis e o sorriso encantador do homem a deixam impactada. Assim, o primeiro encontro de Analu com Maumau, foi divertido e surpreendente.

A partir daí, Analu começa a ficar mais curiosa por aquele sujeito, eles tem outros encontros e conversas e com a convivência ela descobre que as aparências enganam.


Pessoas perfeitas não existem. Somos apenas seres humanos procurando por alguém que aceite nossas imperfeições — disse ele rompendo o silêncio minutos depois — Tentando, na maioria das vezes, aceitar a nós mesmos.

Essa história nos mostra como todos nós podemos ser preconceituosos e injustos. E também como podemos nos enganar com as aparências. Com o passar do tempo, Analu percebe que Maumau despertou nela algo que ela nunca havia sentido antes.  Ela passa a conhecer um homem que só tem o aspecto de mau, mas com um coração bom e sábios conselhos sobre a vida. Por sua vez, Maumau também se sente diferente, diante de uma mulher mais nova. "Uma menina", como ele mesmo diz. 


O amor é como o mar, deve ser por isso que continuo um lobo solitário. — Tocou meu cabelo com uma de suas mãos e eu fechei brevemente os olhos com seu afago — Porque nunca me contentei com quem só quer molhar os pés.

Será que todas essas diferenças vão atrapalhar os dois a viveram o que estão sentindo? Ou tudo não passa de uma ilusão? Analu precisa superar seus traumas, da mesma forma que Maumau também precisa se livrar dos seus preconceitos. 

Como todo bom livro, há alguns diálogos e momentos que cortam nosso coração. A gente surta junto com Analu em algumas cenas. E começa a acreditar que Maumau é mentiroso. Normal né, ou vocês acharam que tudo iria sempre ser um mar de rosas?

Ainda sobre o fato das aparências enganarem, Analu sente na pele o que é isso. De quem ninguém nunca imaginaria vir algo ruim, veio! E confesso que esse capítulo acabou comigo. Fiquei triste, arrasada. Senti a dor que Analu sentiu na alma. Mas com toda sua força e amor em seu coração, ela consegue superar esse fato. E claro, contou com uma super ajuda para evitar que o pior acontecesse. Não darei mais detalhes para não contar spoiler. Mas quero dizer que vale muito a pena a leitura desse livro.


Sabe, o amor é uma coisa boa, com sorte você saberá disso — falou minutos depois ainda observando o mar. — Não deixe o que aconteceu te abalar ou marcar tua alma.

Mais um romance leve, até mesmo clichê mas cheio de detalhes que nos fazem sorrir, suspirar, chorar e principalmente sentir cada personagem que é super bem descrito.


Sem padrões para o amor nos mostra que nós criamos rótulos e padrões para as pessoas mas o amor não está nem aí pra isso. Ele pode vir de quem você menos imaginar. 

SOBRE A EXPERIÊNCIA DA LEITURA


Eu recebi o eBook da própria Ju Lund, escritora que é parceira do blog. O eBook e o livro físico são vendidos na Amazon. Você pode comprar o eBook e ler pelo aplicativo Kindle até mesmo no celular, que foi como eu fiz. (O aplicativo Kindle é disponível para android e iOS e é gratuito). Essa foi a primeira vez que li um livro completo pelo Kindle no celular e confesso que foi bem tranquilo. Embora eu prefira os livros físicos, o Kindle tem a possibilidade de marcar trechos com cores diferentes, ele sincroniza com todos os outros dispositivos, sabe em que página você parou a leitura, você pode pesquisar palavras dentro do aplicativo, o tamanho da fonte é confortável para ler. 

SOBRE A ESCRITORA


Conheça mais sobre a escritora Ju Lund, lendo a entrevista que ela concedeu ao blog.

Leia também: Resenha do livro 100 dias para Amar - Ju Lund | Resenha: Encontros Arrebatadores - Ju Lund

sem-padroes-para-o-amor-ju-lund-tamaravilhosamente

Se você gostou deste post e das dicas, que tal pinar (salve no Pinterest) a imagem acima e ajudar a divulgar meu trabalho? Você também pode compartilhar em suas redes sociais com os botões abaixo.


Espero que tenham gostado da resenha. Comentem dizendo que já conheciam o livro ou se ficaram com vontade de ler. E me contem qual último livro que vocês leram ou estão lendo. 

Não deixem de me seguir nas redes sociais e acompanhar o blog para ficar por dentro das novidades. FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

Um beijo e até mais!


ATENÇÃO: Não perca o SORTEIO que está rolando no blog. Participe e também baixe gratuitamente wallpapers para celular feitos a partir de letterings meus. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Uau. Esse livro parece ser bem empolgante mesmo. Fiquei curiosa a pesquisar logo após de terminar de ler essa resenha tão completa e maravilhosa. Confesso que, pela própria capa do livro eu já dei uma certa julgada (desculpa), porque, não é comum - ao menos o que eu saiba - eu encontrar livros que tenha um homem não estereotipado e uma fonte de título bem marcante, no intuito de repassar logo de cara a mensagem que o livro guarda por dentro. Ótimo conteúdo!!!

    Abraços,

    Ge.

    http://raelogia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, tudo bem? Já conhecia a autora mas ainda não li nenhum e-book dela. Que bom você ter conseguido ler o livro todo em e-book. Já te falei que tenho dificuldade né?!? Comecei um em janeiro mas ainda estou na página 20 =/ Nem no computador consigo ler, pra mim precisa ser livro físico mesmo haha Apaixonada pelo seu cantinho. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!