Solitude: eu aprendi a ficar sozinha

solitude-aprendi-a-ficar-sozinha-tamaravilhosamente

Eu e minha mãe estávamos conversando sobre uma pessoa que disse que “se vira muito bem sozinha”. Eu comentei “eu também sou assim, também gosto de ficar sozinha”. Minha mãe logo contrariou “não, filha. Você não gosta de ficar sozinha”. Eu iria me defender, mas me silenciei e refleti. Minha mãe me conhece como ninguém e eu, realmente, nunca gostei de ficar sozinha.


Cresci carente de irmãos, sempre reclamei que queria ter outra companhia na casa. Quando minha mãe precisava sair, eu ficava com alguma tia. Na escola, eu sempre estava com, pelo menos, uma amiga. No trabalho, quando fico sozinha eu converso comigo mesma só para ter alguém para conversar. E, hoje, se fico sozinha em casa (o que é mais raro do que tudo), eu ligo o som só para ouvir um barulho. O silêncio me assusta. Minha mãe tem razão, eu não gosto de ficar sozinha.

Pensando nisso eu entendi porque sempre fugi da solidão. Na verdade, não é a solidão que me preocupa. É a minha própria companhia. Ficar sozinha, na real, é ficar comigo mesma e eu sempre tive medo do que encontraria no meu "eu". Vivo ouvindo dos meus amigos que sou uma ótima companhia, que fiz falta naquele rolê que furei, mas o problema que eu não me sinto uma boa companhia para mim mesma. Minha mãe tem razão, eu não gosto de ficar sozinha. Eu não gosto de ficar só comigo.

Mas o que minha mãe não sabe é que eu tenho aprendido a ficar sozinha. Aprendi que se eu não gostar da minha própria companhia, quem vai gostar? Como posso preferir a companha alheia à minha? Aprendi que a vida não precisa ser tão difícil. E, principalmente, ficar sozinha não precisa ser sinal de solidão. Pode ser solitude.

Significado de Solitude. [Poética] Estado da pessoa que está só, sozinha. Condição de quem se isola propositalmente ou está num período de reflexão e de interiorização. Etimologia (origem da palavra solitude). Do latim solitudo.inis./Dúvidas de Português [Semântica] Usada em oposição à solidão para indicar que estar sozinho não implica obrigatoriamente estar em sofrimento.

Eu aprendi a ficar sozinha. Aprendi que posso ser minha melhor companhia. E aprendi que meu “eu” não precisa me assustar tanto. Pois eu, finalmente, descobri quem eu sou. Eu sou o que Ele diz que sou. Ele diz que sou sua imagem & semelhança, a escolhida, amada e criada para amar.

E mais, aprendi que ficar sozinha não é estar totalmente só, pois Ele sempre está comigo. Meus momentos de solitude servem para eu estreitar meu relacionamento com Ele. E ouvir sua voz. Eu aprendi a ficar sozinha e, ao mesmo tempo, ter a melhor companhia.

É só você dizer sim ou não/E transformar em solitude a solidão/Ao invés de dor, passei a ver glória/Ao invés do choro, comecei a sorrir/Eu fiz do silêncio meu maior aliado/E fiz um jardim no meu quarto fechado. (Priscilla Alcântara - Solitude)

Hoje, eu espero que você também aprenda a ficar sozinha(o). A se conhecer e descobrir quem você realmente é. Não tenha medo da solidão. Transforme-a em solitude. Encontre-se no secreto. E tenha a melhor companhia!

Na paz daquele que está sempre presente,
Tamara


Gostou do texto? Que tal pinar (salvar no Pinterest) a imagem abaixo? Assim você me ajudar a divulgar meu trabalho. Você também pode compartilhar em suas redes sociais com os botões que ficam no final deste post.

solitude-aprendi-a-ficar-sozinha-tamaravilhosamente

Me siga nas redes sociais para a gente ficar mais pertinho: 

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Amei o texto, ficou maravilhoso 😍😍😍
    Também tenho aprendido a ficar sozinha, porém à força, já que meu esposo está trabalhando de madrugada. Então durmo sozinha todas as noites...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Andressa, obrigada!!! Ai menina, eu imagino como é! Como contei no texto eu não gosto muito desses momentos. mas são importantes para a gente se conhecer melhor e ter um tempo a sós com Deus também!
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!