DIY: Como usar Rose Gold na decoração pintando objetos com tinta spray

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1

Olá pessoas maravilhosas, como estão? Hoje, completo 35 dias sem poder trabalhar por conta da quarentena. Mas vou aproveitar o tempo para compartilhar dicas de DIY: como usar o rose gold na decoração pintando objetos com tinta spray. Vou contar um pouco das minhas experiências na saga do tom rose gold perfeito. Vem comigo!


Primeira tentativa frustrada com a tinta spray

Entre 2017/2018, eu descobri o tom Rose Gold e me apaixonei, mas naquela época era quase impossível encontrar algum objeto nessa cor. E quando encontrava, era só venda pela na internet e super caro. O jeito era tentar improvisar, por isso em setembro/2018 comprei uma tinta spray na cor cobre da Colore (foi a que encontrei numa procura rápida) na tentativa de pintar objetos que eu já tinha e tentar alcançar o tom. Não vou criticar a qualidade da tinta, ela deve ter cumprido o que prometia. O problema que eu mirei no rose gold e acertei num cobre alaranjado haha. O resultado vocês podem ver pelas imagens abaixo.

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1
Esse organizador era originalmente azul (como nessa primeira foto). Em 2017 eu encapei com contact pink, daí em 2018 removi o contact para pintar com a tinta spray

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1


Nem tudo é perfeito né, maravilhosos? Não ficou rose gold nem nos meus sonhos, mas para uma primeira tentativa usando tinta spray fiquei orgulhosa do resultado. Sem contar que me diverti colocando a mão na massa. Eu pintei um organizador de papel (que antes tinha sido encapado com papel contact: confira aqui); uma letra "T" de MDF, um porta bilhetes e uma caixinha/porta-lápis que é um dos meus objetos mais antigos e repaginados (essa caixinha tem história, ela já foi cheia de adesivos em 2015, depois encapada com E.V.A de moranguinho em 2016, lembra disso? Em 2017, encapei com outro E.V.A. dessa vez pink, olha aqui. Em meados de 2018, conforme as imagens acima, eu pintei com tinta spray cobre e agora em 2020, ela foi encapada com papel contact marmorizado e foi promovida de porta-lápis para porta escovas de cabelo. Em breve, novo post aqui no blog). Posso dizer que amo reaproveitar objetos e dá nova carinhas para eles.

Em resumo, a cor passou longe do que eu queria. O organizador que foi o que pintei primeiro, a tinta escorreu porque eu não respeitei os minutos entre uma demão e outra. A letra "T" de MDF também não ficou em acabamento perfeito porque eu não selei o MDF antes com nenhum prime. A madeira ou similares absorvem a tinta. E, na época, depois vi outras pessoas conseguindo um tom mais parecido com o Rose Gold mas usando outra marca de tinta. Eu comprei dessa marca porque foi um dia que me deu muita vontade de pintar tudo logo, sai na rua e comprei, talvez se fosse de outra marca, mesmo sendo cor cobre o tom seria menos alaranjado. Por isso é importante pesquisar antes e, claro, muitas vezes temos que arriscar.

Segunda tentativa com a tinta spray

Antes de contar como foi a segunda tentativa com a tinta preciso lembrar que, de 2018 pra cá, a cor Rose Gold se tornou tendência e ficou mais acessível. Hoje temos inúmeros objetos de decoração, utensílios para casa, acessórios e outras coisas nessa cor. Eu mesma já comprei brincos, pulseira, planner, molduras, coisinhas de decoração, bandejas, cabideiro, bolsas, pincéis de make, luzinhas e até decor de natal nesse tom (você já entendeu minha obsessão). Apesar de encontrar de forma mais fácil, eu não tinha desistido de PINTAR COISAS COM ESSA COR. Sim, senhoras e senhores, eu ainda continuava procurando a tinta spray perfeita. Até que encontrei (pelo menos achei que encontrei).

Em 2019, a Colorgin (outra marca de tinta) lançou novas cores da linha metálica e lá estava ela: tinta spray Rose Gold. Finalmente, uma tinta exatamente no tom, de uma marca acessível. Descobri isso no início desse ano e não sosseguei até comprar! Dessa vez procurei em lojas de tintas da minha cidade e encontrei. Comprei em março/2020 e pintei mais coisas do que dá última vez. Tomando mais cuidado em seguir o tempo de secagem entre demãos e o tempo de secagem total. E agora vamos ao resultado com alguns antes e depois.

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1

diy-rose-gold-na-decoracao-pintando-objetos-tinta-spray-tamaravilhosamente-1


O que achei dessa tinta: comparando os objetos que pintei com os que foram comprados originalmente Rose Gold, o tom não é exatamente o mesmo. O que me levou a observar que, na realidade, existem tons diferentes da cor Rose Gold. Por exemplo, meus pinceis de maquiagem é um Rose mais rosado, enquanto meus objetos são de um Rose mais acobreado. O resultado da tinta deixou a maioria dos objetos num rose mais rosa. Eu até acho que essa tinta está mais um rosa metálico do que um rose gold mesmo. Mas comparando com a minha primeira experiência, essa atingiu o objetivo muito melhor.

Alguns objetos já haviam sido pintados anteriormente com a tinta cobre (o porta-bilhete de coração, o "T" de MDF, por exemplo), outros eu ganhei já pintados com outra tinta cobre quase rose gold. Nesses casos, o tom ficou bem do jeito que eu queria. A cor de fundo dos objetos interfere muito. Talvez o ideal seja usar um primer antes de pintar cada peça (o que eu não fiz). 

Os objetos de plásticos como os clip's não ficarão bons a longo prazo. Não sei se coloquei tinta demais, mas eles ficaram "grudentos", ficam colando uns nos outros e acabam transferindo tinta para o papel quando eu os uso. Os clipes que eram de metal prata ficaram melhor, sem aspecto grudento nem transferem tinta. Os prendedores eram de um tipo de madeira e estavam pintados de tinta cinza, isso fez que o tom pegasse mais fácil e ficaram mais bonitos. Como disse, o ideal é entender bem cada material e como fazer a tinta aderir melhor.


O que aprendi pintando objetos com tinta spray:


Compre tinta em local que vende tinta

Parece óbvio mas, na primeira vez que comprei a tinta, eu fui numa papelaria!!! Claro que lá eu teria menos opções de marca e o resultado você já viu. Então procure lojas de tinta ou de material de construção antes da compra.

Tenha paciência

Se você não tem uma loja especializada perto de você, tenha paciência de procurar, descobrir se fazem entrega ou pedir alguém para comprar para você (na segunda experiência eu fiz as duas coisas). Caso contrário, você vai cair no meu primeiro erro, comprando qualquer tinta só para colocar o projeto em prática logo e se decepcionando.

Leia o rótulo e se informe com o vendedor

Sei que e ler rótulos para você pode ser chato (eu amo, mas sei que sou exceção), mas isso é muito importante. Se a tinta não for específica para plástico, procure saber de é preciso usar um prime antes ou procure uma tinta específica. Você pode ser teimosa como eu e pintar mesmo assim, mas saiba que o resultado também não será perfeito. Outra coisa, respeite o tempo de secagem e todas demais instruções de uso da tinta. 

Se proteja

Ainda seguindo as recomendações do rótulo, use máscara para evitar inalar a tinta e luvas. Se puder, também proteja sua roupa. 

Sempre proteja a área onde você vai pintar

A tinta spray "espirra" para todos os lados, vai sujar o chão, paredes, tudo que estiver perto. Se possível, coloque o objeto dentro de uma caixa formando uma câmara. Caso não tenha como, cubra o chão com jornal ou lona.

Se der ruim, eu te ajudo

Na minha última experiência, como sempre eu apressada não tinha conseguido uma caixa para colocar os objetos dentro e não tinha muito jornal. Resultado: sujei o chão e um pouco da parede! Resolvi o problema com acetona (gastei quase um vidro mas tudo bem rsrs). Lembrando que meu chão era de mármore e a parede tinha cerâmica, não sei se funciona em outras superfícies.


É isso meus maravilhosos, espero que tenham gostado de ver um pouco da minha saga em busca do Rose Gold perfeito e que eu tenha inspirado vocês a saírem por aí pintando objetos com tinta spray nessa quarentena. Claro que se um dia eu encontrar outra tinta e der vontade de experimentar, eu vou, vocês sabem haha.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe este post! Você pode fazer isso através dos botões ao final desta postagem (ou na lateral, se você estiver acessando pelo computador).
Siga minhas redes também pra gente ficar mais pertinho!

Conheça meu Portfólio de Lettering:
www.tamaravilhosamente.art.br



Um beijo e até mais!

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!