DIY da quarentena: reformando móvel com contact (papel adesivo)

diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente

Oii pessoas maravilhosas, tudo bem? Quem me acompanha no Instagram (@tamaravilhosamente), viu que nessa quarentena estou inventando algumas reforminhas para ocupar a mente e prometi compartilhar aqui o passo-a-passo dessa transformação. Então vamos ao DIY da quarentena: reformando um móvel com papel contact (papel adesivo). Espero que este post te inspire a transformar algum móvel ou objeto da sua casa aí, assim como o post da minha experiência com tinta spray Rose Gold.


História deste móvel

diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente


Antes de começar o tutorial, vou contar rapidinho a história desta mesinha de cabeceira/gaveteiro. Eu o ganhei há uns 15 anos ou mais (sem exagero). Naquela época as cores dos móveis se resumia à mogno (cor de madeira avermelhada/vinho) e marfim (essa madeira meio amarela) só quem tem mais de 20 anos vai entender hahaha. O meu quarto era todo marfim, minha mãe comprou o guarda-roupa, a cama e esse móvel que ficava na cabeceira. Eu fui crescendo, troquei de cama, depois troquei de guarda-roupa mas nunca quis me desfazer desse móvel. 

A qualidade dele é ótima, ele é útil e, embora seja um modelo antigo, ainda me atende muito bem. Mas a cor estava me incomodando. Atualmente, os móveis do meu quarto são todos brancos (exceto a cama, a base box é preta, mas uso uma saia branca e está tudo certo) e só a mesinha na cabeceira ainda era marfim (SOS!). Planejei essa transformação há tempos e agora nessa quarentena a vontade veio mais forte e fiz. Vocês sabem que sou a louca do papel contact. Já envelopei até meu notebook! (clica aqui para lembrar).  Então, vamos ao passo-a-passo porque sei que vocês estão aqui pra isso.


Materiais utilizados


diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente
A pantufa de emoji é opcional, viu? haha


Lembrando que a gente chama de papel contact o que é papel adesivo. Contact, na realidade, é a marca desse papel, mas já virou o nome dele (igual a gente chama todo chinelo de havaiana, toda lâmina de barbear de gilette e por aí vai). Quanto ao secador de cabelo e à lixa de unha eu vou te explicar a super importância que eles têm mais pra frente. Segue o jogo!


Como reformar um móvel com papel contact:

diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente

Tire as medidas de cada parte


Antes de comprar o papel contact, meça seu móvel (eu comprei faltando e depois foi um sufoco, tive que comprar mais e finalizar depois). Antes de começar a colar, eu medi todas laterais, o tampo, a frente das gavetas, as beiradas de cada lado do tampo e as bordas da gaveta também. Observem que meu móvel tem uns detalhes meio curvados como nas laterais do tampo e as bordas da gavetas, por isso usei uma fita métrica para medir exatamente esses locais. Melhor que uma régua. E, claro, anotei todas as medidas para recortar o papel do tamanho de cada partezinha.


Recorte o papel contact um pouco maior do que cada parte


Dica importante, compre o papel sobrando e depois recorte sobrando também! Na hora que você colar pode faltar papel (aconteceu comigo na hora que comecei a fazer os recortes, eu medi mais ou menos antes de comprar e depois faltou AFF). E também é melhor pro acabamento que sobre um pouquinho de papel do que falte. 


diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente


Limpe bem o móvel


Antes de começar a colar, limpe bem seu móvel. Tenha certeza que não tem nenhuma sujeirinha ou defeito nele porque isso influencia na aderência e no acabamento. 


Comece a colar pelos lados maiores


Eu comecei a fazer pela lateral, assim eu ia pegando o jeito e se ficasse ruim, estava na lateral e não no tampo ou na frente. Eu sempre prefiro finalizar pelos detalhes menores. Sinto que o acabamento fica melhor também. Eu fiz a lateral já curvando (dobrando) na frente para fazer o acabamento. Aí que entra o secador de cabelo, quando você aquece o papel contact, ele amolece e se amolda melhor no móvel, o que ajuda na hora de "dobrar" nas quinas e bordas. 


diy-quarentena-reformando-movel-papel-contact-tamaravilhosamente


Dica: Veja que as gavetas também têm bordas curvadas na parte superior delas, na gaveta de cima decidi cortar uma tira de contact na largura dessa parte e colei separado da parte da frente (conforme imagem acima). Já na gaveta debaixo eu tinha feito o contrário, cortei um pedação maior do papel e colei na frente, curvando para essa borda superior e colando (enquanto ia colando, aqueci com secador e ele se amoldou), mas o acabamento da gaveta de cima ficou melhor, nesse caso, porque essa borda superior tem uma inclinação que fez o contact ficar com pregas. Então tudo é aprendizado. Observe direitinho as curvas e inclinações dos detalhes do móvel. Por vezes é melhor colar pedaços menores em cada detalhe.


Utilize uma lixa para cortar as sobras


~Como assim uma lixa para cortar as sobras, Tamara??~ Te explico! Quando você cola o papel contact até o final daquela parte do móvel, sobra um pedaço que, normalmente, a gente corta com tesoura ou com estilete mas nunca fica reto certinho. Minha dica é: passe a lixa de unha bem na quina do móvel (ou objeto) que ela vai cortar exatamente reto e bem na quina. Veja no vídeo abaixo. Fica perfeito!





É isso, meus maravilhosos. Espero que esse post inspirem e ajudem a vocês a se distraírem nesse período. Que esse DIY da quarentena seja útil! Agora quero ver todo mundo reformando móvel com papel contact!


Se você gostou dessas dicas, compartilhe este post! Você pode fazer isso através dos botões ao final desta postagem (ou na lateral, se você estiver acessando pelo computador).
diy-quarentena-reformando-gaveteiro-papel-contact-tamaravilhosamente

Beijos! Não esqueça de deixar um comentário. Fiquem com Deus e até mais!

O Tamaravilhosamente participa do Programa de Associados da Amazon, comprando pelos nossos links você ajuda a manter nosso trabalho sem pagar nada a mais por isso. 



Siga minhas redes também pra gente ficar mais pertinho!

Conheça meu Portfólio de Lettering:
www.tamaravilhosamente.art.br

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Meninaaaaaaaaa ameeeeeei o post!
    As dicas pra colar o papel contact foram ótimas!
    Eu gosto de contact, usei uma vez um preto com textura na parede de casa pra fazer de parede de lousa 😂😂

    Sua criatividade é 10000000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaahhh que alegria ler isso! Quero ver mais reforminhas suas agora. Eu sou a louca do contact né, já deu para perceber, mas ainda não fiz uma parede de lousa. Sonhooo rsrs
      Beijos!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!