10 erros que pessoas com pele oleosa cometem (+ dicas extras)

erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente

Oie, pessoas maravilhosas! Tudo bem? Eu tenho pele oleosa e com acne e estou sempre buscando formas de cuidar melhor dela., por isso resolvi trazer esse tipo de conteúdo aqui. Vou começar compartilhando 10 erros que pessoas com pele oleosa cometem. Também darei dicas extras. Mesmo que você não tenha pele oleosa, leia este post, pois muitos erros são cometidos por pessoas com outros tipos de pele também. Chega de enrolação e vamos nessa.


1) Não conhecer seu tipo de pele


Não saber qual o seu tipo de pele é o erro mais comum na hora de decidir como cuidar dela. Muitas pessoas têm pele mista e a consideram normal, outras possuem a pele normal mas tratam como oleosa. Identificar, exatamente, seu tipo de pele é o ponto principal para cuidar dela da melhor forma.


2) Lavar o rosto muitas vezes


Pessoas com pele oleosa são tentadas a cair no erro de lavar o rosto muitas vezes para diminuir a oleosidade. Acontece que esse procedimento gera o resultado contrário, faz a pele produzir mais óleo. Esse é o chamado efeito rebote.


Precisamos entender que nossa pele precisa produz oleosidade para se manter hidratada, isso é natural. Se você remover toda essa oleosidade, ela vai sentir falta e então produzirá muito mais óleo para repor. O rosto pode ser lavado apenas duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Independente do calor que faz, você não precisa lavar o seu rosto toda hora. Acredite em mim. 


erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente


3) Não remover a maquiagem toda


Tem gente que lava o rosto demais e tem aqueles que lavam de menos rsrs. Manter a pele limpa é fundamental, verifique sempre que você removeu toda maquiagem (ou hidratante e protetor) antes de lavar o rosto. Só a água e o sabonete podem não ser suficientes. Mesmo nos dias que eu não uso maquiagem, eu sempre passo água micelar (que é o que uso como removedor) no rosto para tirar o protetor solar e hidratante e também a sujeira do dia.


4) Usar o mesmo sabonete do corpo no rosto


Outro erro muito comum que não somente pessoas com pele oleosa cometem é usar o mesmo sabonete do corpo no rosto. A pele do rosto é mais sensível que do corpo e, portanto, requer cuidados especiais. Sabonete corporal pode agredir nosso rosto, provocar ressecamento excessivo (que depois gera o efeito rebote) dentre outros problemas. Busque utilizar no rosto um sabonete específico para ele. Já deixe no box para na hora do banho você não esquecer. 


Outra coisa, seja delicada ao cuidar da sua pele. Não precisa esfregar o sabonete com brutalidade. Basta movimentos leves e circulares. 


5) Não usar hidratante


Seguindo os erros anteriores, muitas pessoas com pele oleosa erra ao pensar que sua pele não precisa de hidratação e aí lavam demais o rosto, muitas vezes com sabonete inadequado e deixam sem hidratar. Pronto, ambiente perfeito para ter mais oleosidade.


A pele oleosa também precisa ser hidratada, exatamente para evitar que ela produza muito óleo. Procure hidratantes específicos para pele oleosa, que não possuem óleo na sua composição e com agentes que ajudam a combater a acne, se esse também for seu problema.


erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente


6) Não usar protetor solar 


Com o mesmo pensamento anterior, quem tem pele oleosa erra acreditando que quanto menos produto passar no rosto será melhor, por isso não usa hidratante e nem protetor solar.


Esse erro é gravíssimo, toda pele (tanto do rosto quanto do corpo) precisa de proteção contra os raios solares. O sol com moderação faz bem a nossa pele e a nossa saúde em geral, mas precisamos de cuidado. Exposição ao sol sem proteção pode causar manchas e até câncer de pele. 


Assim como o hidratante, procure por protetor solar livre de óleo, com composto anti-oleosidade e não comedogênico, isso vai manter sua pele protegida e sem oleosidade. Eu passei muito tempo buscando o protetor solar ideal, assim como o hidratante. Se vocês quiserem, posso fazer um post somente com os produtos que uso atualmente e me ajudam a manter a pele bem cuidado e sem oleosidade excessiva.


7) Usar só produtos anti oleosidade


Aqui vai algo que descobri recentemente. Eu só usava produtos anti-oleosidade e anti-acne (sabonete, hidratante, protetor solar, creme secativo…) Mas, em alguns dias eu percebia minha pele muito ressecada, até descamava. Daí tinha que parar com algum produto, ou intercalar o dia de uso. Foi então que resolvi rever tudo que usava e notei que não precisava de tudo com componentes (muitas vezes ácidos) para tratar a acne.


Entenda, usar produtos específicos para seu tipo de pele é importante, mas alguns são dispensáveis ou melhor, substituíveis. Como exemplo o sabonete facial. Lógico que uso um sabonete específico para o rosto, mas não é mais um que tenha ácido e outros compostos muito agressivos. É um sabonete que pode ser usado por todos tipos de pele. O objetivo do sabonete é limpar a pele, fazendo isso sem agredir muito é mais do que o suficiente.


Hidratante facial é a mesma coisa. Durante o dia comecei a usar um hidratante que também é livre de óleo mas não possui um ácido contra a acne, ele possui outro ácido para melhorar hidratação e prevenir linhas de expressão. 


À noite, uso um hidratante que possui boa hidratação, atua na diminuição de manchas e tem ação antiinflamatória e calmante também. Não é da linha antiacne mas nem precisa ser porque, depois dele, eu uso um gel secativo específico para acne. Vejam, eu passei a cuidar da minha pele como um todo e ao invés de focar só na oleosidade e na acne e estou tendo ótimos resultados nesses pontos também. Isso volta ao item número 1, conhecer nossa pele é fundamental.


8 Secar o rosto com toalha de banho


erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente


Você pode achar que estou exagerando, mas observe comigo. Da mesma forma que usar sabonete do corpo no rosto é ruim, usar a mesma toalha também é. Mesmo de banho tomado, a toalha absorve restante de células mortas do corpo, resíduos de óleo e sabonete. Se você também seca seu cabelo com ela é ainda pior, pois restos de condicionador e cremes que você passa no cabelo também ficam na toalha e aí você vai passar tudo isso pro rosto. Pensa bem na oleosidade que vai gerar, além da possível acne.


Eu já me acostumei, mantenho a toalha de rosto perto do box e só seco o rosto com ela. Aliás o nome da toalha já é bem sugestivo não acha? Haha. Outra coisa que vale acrescentar: não esfregue a toalha no rosto (nem no corpo), basta pressionar levemente a toalha para absorver a água e tudo certo. Delicadeza no cuidado da pele é importante também.


9 Lavar rosto com água muito quente


Isso pode gerar um problemática para quem só toma banho quente. Mas entenda, a água quente dilata a pele e os poros, e eu acho que não é isso que você quer, não é mesmo?


Por um lado, pode ser bom lavar o rosto com água morna, especialmente à noite, porque, com os poros dilatados, a pele absorve melhor o hidratante, aprendi essa dica recentemente e gostei. Mas eu disse água MORNA e não QUENTE, escaldante. Isso não faz bem para pele alguma, nem pro corpo. 


10 Manter uma péssima alimentação e beber pouca água


erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente


Mantive os dois erros juntos porque normalmente eles acontecem juntos mesmo. Por experiência própria, percebi que minha pele só teve uma melhora significativa mesmo quando decidi cuidar da minha alimentação. 


No início do ano, eu fui na nutricionista e contei sobre minha pele e meu cabelo (ambos oleosos e no cabelo ainda tinha problemas com caspa, principalmente depois de muito estresse). Eu não considero normal ser adulta, não ter ovário policístico nem nada mas ainda ter acne. Então, ela explicou que poderia ser a alimentação e que meu corpo estava pouco hidratado (quando eu li o livro dela, eu já tive uma ideia disso). Tomei a decisão de mudar meus hábitos alimentares (seguindo as orientações dela) e tive resultados ótimos! A mudança maior foi parar de consumir leite e derivados. Ainda não alcancei a plenitude disso, mas só de parar de tomar o leite, a oleosidade da pele e do cabelo (e até a caspa) acabaram. Claro que ainda consumo coisas com leite e como algo com queijo, vez ou outra. Mas é fato que, sempre que consumo isso, no dia seguinte eu pago o preço. Inflama uma acne e a pele e o cabelo produzem mais óleo.


Reduzir açúcar, industrializados e gorduras ruins também foi fundamental, bem como aprender a comer mais legumes e comidas naturais. A minha nutri dá dicas ótimas nesse sentido no Instagram dela, sigam @marianatalhate e já coloquem em prática. Mas também não deixam de buscar ajuda profissional, uma consulta é o ideal para saber exatamente o que você precisa e montar um plano alimentar específico para suas necessidades. 


Também investigue a causa do problema com outros profissionais. Antes de ir na nutri, eu procurei saber se tinha algo hormonal influenciando e vi que não era. E pretendo ir a um dermatologista para cuidar das manchas e tratar os cravos que ainda existem, além de confirmar se os produtos que uso são adequados e descobrir produtos melhores para mim. De toda forma, só com a mudança na alimentação, a oleosidade e a acne que mais me incomodavam sumiram. E olha que eu não sou a mais radical na dieta. Tenho certeza que se eu me esforçasse mais, o resultado seria muito melhor.


Extras: 


Prometi contar 10 erros que pessoas com pele oleosa cometem mas como sou muito legal vou compartilhar mais dois para você parar de vez com eles.


erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente


Não trocar a fronha do travesseiro


Lembra da história da toalha de banho? Mesma coisa aqui. A fronha do seu travesseiro sofre recebendo tudo que você colocou no rosto e no cabelo todo dia (ou melhor, toda noite). Trocá-la pelo menos duas vezes na semana é o ideal. Eu aproveito o dia que lavo o cabelo para trocar a fronha. E faça o teste aí: cheire sua fronha. Você vai sentir o cheiro do creme do cabelo. Sem contar que em dias quentes também tem o suor. Vai por mim, você precisa trocar a fronha com mais frequência. 


Já vi gente dizendo que o tecido da fronha também interfere no cuidado com a pele e, por isso, optou por fronhas de seda que geram menos atrito na pele. Infelizmente ainda não pude trocar as minhas (porque seda/cetim é bem mais caro né). Mas penso em experimentar. Acredito que o impacto seja maior na linhas de expressão que podem  ser causadas por ficar com a cara "amassada" durante a noite toda num tecido mais grosso. Além do tecido remover os produtos que você passa na pele antes de deitar. De toda forma, usar fronha de algodão mais macio já ajuda.


Colocar muito a mão no rosto 


Isso eu tenho certeza que você faz ou, pelo menos, sabe que é prejudicial. Durante a pandemia eu melhorei nesse ponto. Nos dias que eu vou trabalhar, fico de máscara o dia todo e permaneço preocupada em não colocar a mão no rosto, então observei que minha pele tem ficado melhor. Quando tiro a máscara a pele está até mais fina. Pode ser também que ela fique sensível demais por ter ficado com a máscara muito tempo. Não sei ao certo quanto a isso, mas uma coisa eu sei, a pele protegida das mãos sujas produz menos óleo e menos acne. Então, independente da pandemia, evite colocar a mão no rosto o tempo todo, mesmo estando em casa e achando que suas mãos estão limpas.


Nossa, esse post ficou maior do que imaginei. Obrigada por ter lido até aqui. Espero que tenha sido útil para você saber desses erros que pessoas com pele oleosa comentem. Se identificou com algum? Comente aqui embaixo. Se eu esqueci de algo também, deixe sua sugestão. Aproveite para me dizer quais outros assuntos nesse sentido você quer por aqui. 


Se você gostou dessas dicas, compartilhe este post! Você pode fazer isso através dos botões ao final desta postagem (ou na lateral, se você estiver acessando pelo computador).
erros-pessoas-pele-oleosa-cometem-tamaravilhosamente



Beijos! Não esqueça de deixar um comentário. Fiquem com Deus e até mais! 

Siga minhas redes também pra gente ficar mais pertinho!

Conheça meu Portfólio de Lettering:
www.tamaravilhosamente.art.br

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Bem completo o post, sempre repito mil vezes isso para as minhas amigas.
    Minha pele é mista e no período menstrual fica extremamente oleosa, acho que só cometo lavar com água quente, pois a noite a água fica muito gelada.


    Abraços
    Tamires Milhazes
    www.eumilhazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Tamires, obrigada pelo comentário! Nossa minha pele também piora na tpm ai redobro os cuidados. Que bom que te ajudei com alguma dica. Aproveita e compartilha com suas amigas também!
      Beijos, obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Os pecados 8 e 10 eu ainda cometo. Tenho a pele mista, e quanto à só usar produtos antioleosidade, eu me dou bem com eles, minha pele nunca teve efeito rebote, nunca ressecou ou descamou. E é realmente importantíssimo conhecer o seu tipo de pele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Leslie! Que bom ter vc aqui! Então menina, vamos acabar com esses errinhos hein haha e que bom que você se dá bem com esse produtos. Minha pele é sensível e quando uso demais resseca mesmo. Agora encontrei o equilíbrio e estou de boas. Sim, conhecer a nossa pele é o segredo!
      Obrigada pela visita e volte sempre! Beijos!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!