Lições que aprendi em 2020: meu dia 3 de novembro

 

licoes-que-aprendi-em-2020-meu-dia-3-de-novembro-tamaravilhosamente


Eiii pessoas maravilhosas! Tudo bem? Hoje, eu fecho um ciclo e inicio outro, por isso quero refletir e compartilhar lições que aprendi em 2020. Também falar sobre esse meu 3 de novembro. Venha comigo nesta data especial.

Pra quem ainda está perdido, hoje, 3 de novembro é o MEU ANIVERSÁRIO! Uhuuuuuu parabéns para mim!!!😍🎉🎈 Ano passado eu meio que escondi essa data. Não postei nada antes, nem no dia. Deixei para publicar uma foto no fim do dia, com uma legenda confusa só para quem tinha esquecido perceber que esqueceu. 

Neste ano, quis fazer diferente. Estou falando do meu aniversário há mais de mês. Compartilhei contagem regressiva, fiz vídeo (IGTV) pedindo presente, falei mil vezes nos stories e hoje já acordei postando vídeo fazendo piada e comemorando.

Apesar do tempo que estamos vivendo, esse período me levou a querer celebrar mais a vida e agradecer. Mesmo não estando como gostaríamos, sem poder estar junto dos que amamos, sem abraços, festa e comemorações, mesmo assim quero comemorar a VIDA. 

Isso me fez pensar em tudo que aprendi e fiz esse ano. E agora vou abrir esse cantinho do meu coração com vocês


Lições que aprendi em 2020


1) Falar o que sinto


Que eu falo muito todos sabem, mas talvez o que não sabem é que eu penso muito mais do que falo. E por pensar muito, eu deixo de falar o que sinto e tantas outras coisas. Por medo, insegurança e mil motivos, eu guardo sentimentos por dias, semanas, meses... até conseguir falar com a pessoa ou nunca falar. Isso não é bom. Não é saudável ficar pensando tanto assim. 

Uma das lições que aprendi em 2020 foi essa. Falar o que sinto. E tive uma experiência muito positiva sobre isso. Fiquei chateada com uma pessoa importante na minha vida, mas não falei. Guardei aquilo por algumas semana, pensei, pensei e pensei. Até que percebi que estava me sentindo mal e precisava conversar com ela. Então falei o que senti, o que não gostei e tudo. E a reação dela foi surpreendente. Ela entendeu, pediu desculpas, tudo se resolveu.

Essa situação me ensinou que, embora não possa controlar como o outro vai reagir, eu posso decidir agir em relação ao que sinto. Isso foi libertador. Então não morra sufocada com as palavras não ditas. Diga a quem precisa ouvir. Seja um sentimento bom e até os ruins. Mas não é justo com você ficar pensando tanto e guardando tudo isso.


2) Agir mais


Não dá para passar toda vida sem falar o que sinto mas também só pensar e falar não resolve. É necessário agir. Muitas situações da minha vida, eu me fazia de vítima e esperara que as coisas se resolvesse ou alguém resolvesse por mim, Mas em 2020, aprendi a agir. 

Pensar é importante, planejar, ter sonhos, mas uma hora precisamos agir para realizar tudo isso. Ser responsável sobre sua própria vida e sonhos é importante. Não espere que os outros façam por você o que você tem que fazer.


3) Acordar cedo


Confesso que voltei a falhar nisso, recentemente. Mas este ano, aprendi a acordar mais cedo e aproveitar melhor dia. Quando faço isso, meu dia fica mais produtivo e eu fico mais feliz. O período da manhã tem sido meu aliado nisso. Comecei a ler o Livro "O milagre da manhã" e ele me despertou para isso. Ainda não finalizei a leitura (voltarei a ele para finalizar, prometo), mas o tanto que li já fez diferença para mim.

Fica aqui meu conselho: decida acordar mais cedo e note a diferença no seu dia.


4) Realizar tarefas em 15 minutos


Falando em produtividade, outra lição que aprendi em 2020 foi realizar tarefas de forma rápida e com foco. Descobri a Pamela Aruma que ensina o método fly. Uma das vertentes do método é exatamente isso, focar em uma tarefa e realizá-la em 15 minutos. De início, pode parecer pouco tempo, mas vocês não fazem ideia de quantas coisas conseguimos fazer em 15 minutos quando dedicamos nossa atenção total. Estudar um pouco sobre esse método me ajudou a vencer a procrastinação e voltar a fazer coisas que eu tinha abandonado com desculpa de falta de tempo (ler, por exemplo).


5) Desapegar de coisas materiais


Consumo consciente é o que sempre ouvimos. Mas confesso que eu era acumuladora e não sabia. Assisti a série "Ordem na casa com Marie Kondo" e isso mudou. Vi o quanto a gente guarda coisas que não precisamos e seguimos comprando coisas desnecessárias. Sério, a Marie Kondo me apresentou uma nova perspectiva de como enxergamos nosso objetos. Eu vi a série e enlouqueci, deu vontade de sair organizando tudo. Mas fui além e li os livros dela também. Depois disso coloquei o método em prática aqui em casa e a forma que consumo mudou também. Economizei bastante dinheiro esse ano comprando menos, pois agora reflito bem mais antes de comprar qualquer coisa.

De maneira geral, o método Kon Mari consiste em manter em sua casa somente as coisas que lhe dão alegria. Eu achei isso incrível e o melhor: realmente funciona. Farei um post somente sobre a série e os livros e mostrando o ANTES X DEPOIS da minha casa com o método aplicado.


6) Fazer terapia ocupacional


Uma das maiores lições que aprendi em 2020 foi finalmente vencer meus obstáculos e buscar ajuda profissional para cuidar da minha mente. E isso foi maravilhoso. A terapia tem sido uma grande aliada no meu processo de autoconhecimento e na forma que lido com meus problemas, medos, ansiedade e tudo mais.

Claro que alguns problemas permanecem aqui pois não dependem exclusivamente de mim, mas aprender a conviver com eles e mudar minha reações a eles faz toda diferença. Sigo indicando a todos o acompanhamento com um psicólogo, cuide da sua saúde mental da mesma forma que você cuida do seu corpo.


E tudo isso me trouxe até aqui...


Todas essa lições (e tantas outras que não apareceram aqui) serviram para construir essa Tamara de hoje, 3 de novembro. A Tamara de 28 anos (tenho que me acostumar com essa idade), mais velha, mais madura, mais conhecedora de si, mais consciente e mais LEVE. 

Agradeço a você que está aqui comigo me acompanhando há tanto tempo ou que chegou agora. Espero ser uma boa companhia. Obrigada por me ajudar a aprender lições não só em 2020, mas durante toda a vida. Finalizo esse meu 3 de novembro com o coração quentinho e cheio de amor e gratidão!

E que meu novo ciclo seja melhor que o anterior!

Parabéns para mim!!!

Beijos e até mais!!!

Siga minhas redes também pra gente ficar mais pertinho!


Conheça meu Portfólio de Lettering:

CONVERSATION

8 comentários:

  1. Que lindaaaaa! Já te desejei feliz aniversário em duas redes sociais diferentes, e aqui desejo a terceira vez ♥
    E fico muito feliz em ver que você tem tido grandes lições de vida neste ano.
    É, esse ano de 2020 não tem sido fácil, mas vamos sair dessa mais fortes e maduros.

    Um abraço, maravilhosa!

    Andressa Soriano
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuu! Você é maravilhosa. Obrigada por tantos parabéns e mensagens de carinho! Desejo o dobro a você! Vamos com tudo que 2020 ainda tem muito a nos ensinar

      Excluir
  2. Que texto MARAVILHOSO!
    Parabéns pelo aniversário e pelos aprendizados, que Deus te conserve assim, iluminada e iluminando a todos nós. És um grande exemplo, pode acreditar nisso.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, muito obrigada mais uma vez. Obrigada pela companhia! Beijão!

      Excluir
  3. Meus parabéns atrasado. Que você posso comemorar mais e mais essa data com maturidade.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Emerson. Muito obrigada!!! 😊 Ótimo fim de semana pra vc tbm!

      Excluir
  4. Parabéns atrasado Tamaraaaa <3 Amei demais o post! São lições valiosas, principalmente essa de 15 minutos, tentarei colocar em prática :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Thay! Obrigada!! Sim, experimenta e depois me conta. Eu consigo realizar mais tarefas no dia usando esse método!

      Excluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!