Quais produtos caseiros são ótimos para o cabelo?

produtos-caseiros-otimos-cabelo-tamaravilhosamente
(foto criada por freepik)


Cuidar do cabelo não é algo apenas estético, mas também que afeta todo o nosso bem-estar e saúde. Afinal de contas, o excesso de oleosidade, por exemplo, pode refletir em nossa pele, causando acnes e resíduos nos poros.


Ao mesmo tempo, ter o cabelo muito seco pode contribuir para o aumento de quedas e danificar grande parte dos fios.


Além disso, como a maioria das pessoas já faz um tratamento químico, como luzes, alisamentos, ou o próprio tempo (exposição Sol, cloro da piscina, etc.) e o uso de secadores e chapinhas, é sempre bom pensar em algum tratamento para aumentar a força, a resistência e a beleza das nossas madeixas.


Mas o problema maior é o preço. Sim, os produtos para cabelo costumam ter um valor muito alto, o que pode acabar afastando o sonho dos fios fortificados. Fora que você pode estar colocando mais substâncias químicas no couro cabeludo. Já pensou nisso?


Sendo assim, uma alternativa são os tratamentos naturais, que são capazes sim de manter a saúde e o brilho dos fios.


No artigo de hoje, conheça quais produtos caseiros são ótimos para o cabelo e aprenda receitas maravilhosas para usar no seu tratamento capilar. Acompanhe a leitura!

1 - Máscara capilar de banana

Essa receita é bastante simples e muito eficaz para quem deseja hidratar o cabelo.


A dica é escolher uma banana bem madura e amassar bem, até formar uma massa homogênea, sem nenhum pedaço inteiro. Depois, basta aplicar no cabelo e deixar agir por até 20 minutos.


Para melhorar o resultado, você pode improvisar uma touca térmica com uma sacola retornável e aplicar uma colher de azeite na mistura da banana. Depois, basta lavar os cabelos normalmente.


A máscara de banana hidrata e deixa os fios muito mais fortes. Além disso, os nutrientes da fruta ajudam no combate à caspa.

2 - Mel e azeite no seu creme de hidratação

Se você já tem um creme de hidratação, mas percebeu que o efeito não é o desejado, é possível aumentar a eficácia do produto com uma mistura simples de mel e azeite.


O mel é um dos melhores produtos naturais para tratamento de cabelos danificados, auxiliando no crescimento e na produção de queratina (uma substância poderosa para recuperar os fios quebradiços).


Já o azeite de oliva atua como antioxidante e inibe a produção do DTH, um hormônio que diminui a espessura dos fios e contribui para a queda de cabelo.


A dica é separar um pouco da mistura de mel e azeite em algumas embalagens para cosméticos e ir aplicando aos poucos no seu creme de hidratação.


O tratamento deve ser feito nos cabelos úmidos, após a lavagem e aplicação do condicionador. A medida é um copo de mel e duas colheres de sopa de azeite para a quantidade de creme hidratante que você costuma usar.


Depois, é preciso enxaguar bastante, para não ficar nenhum resíduo nos fios.

3 - Mel, banana e granola

Essa mistura além de parecer bastante apetitosa (e é muito gostosa mesmo!) também pode ser aplicada nos seus cabelos para melhorar a hidratação e fornecer mais nutrientes.


A receita é bem semelhante à máscara de banana, mas você precisa amassar também a granola integral e o mel ao mesmo tempo, para obter uma massa homogênea.


Como vimos, o mel ajuda na produção de queratina, enquanto a banana contribui com a hidratação. Já a granola fornece uma boa quantidade de vitamina E, um nutriente fundamental para o crescimento e fortificação dos cabelos.


Você deve aplicar a receita nas madeixas e deixar agir por até 30 minutos. Depois, enxágue e lave normalmente o cabelo.

4 - Manga e clara de ovo com o creme de hidratação

Essa receita também é usada em conjunto com o seu creme de hidratação, que pode ser um pós-condicionador. A mistura é feita com uma manga picada e clara de ovo. Para isso, você precisa bater os ingredientes no liquidificador.


Misture uma quantidade mais ou menos igual de creme e aplique nos cabelos. Não é necessário esperar para a máscara agir, você pode massagear um pouco os fios e enxaguar logo na sequência.


Os resultados são visíveis, pois a manga contém vitaminas A, B e C, que ajudam na reconstrução dos fios, enquanto a clara do ovo é rica em proteínas, que melhora a força e oferece um brilho único para o cabelo.


Depois de usar a máscara, pegue o secador de cabelo de parede e seque os seus cabelos. Você vai ficar deslumbrada com a beleza dos fios!

5 - Hidratação com café

A máscara de hidratação com café é recomendada para os cabelos lisos e escuros. Não é indicado aplicar a receita nos fios platinados, uma vez que o tom do café pode manchar a coloração.


Além de evitar o ressecamento, a cafeína é um ótimo estimulante para o couro cabeludo, ajudando na produção de várias substâncias naturais do corpo.


O bom é que nessa receita, você pode usar tanto um café em sachê como a borra que fica no filtro. Ou seja, dá ainda para diminuir a produção de lixo!


Para a receita, você vai precisar de:


  • 1 colher de sopa de mel;

  • 2 colheres de sopa de café;

  • 3 colheres de uma máscara de hidratação concentrada;

  • Se tiver disponível, alguns grãos de café inteiros.


Misture tudo e aplique a máscara no cabelo. Deixe agir por 30 minutos, depois enxágue bem, retirando todo o produto. Lave com shampoo e condicionador normalmente.


Outra dica é aplicar o pó de café direto no couro cabeludo. Você pode fazer isso com o auxílio de um disco de algodão hidrófilo, pegando a borra e passando diretamente na cabeça, massageando bem. Depois, lave o cabelo. 

6 - Máscara de mel com abacate

Novamente, temos o nosso queridinho: o mel. Para fazer essa máscara, você vai usar três colheres de mel, duas colheres de azeite e ½ abacate. Dê preferência para a fruta madura, já que fica muito mais fácil de amassar.


Você deve misturar tudo até transformar os ingredientes em um creme homogêneo. Depois, passe em todo o cabelo, desde a raiz. Deixe agir por 20 minutos e lave os fios.

7 - Óleo de coco com creme térmico

Esse tratamento é indicado para quem sofre com fios muito danificados e cabelo seco. Não use essa máscara, caso você tenha problemas com a oleosidade, pois ela pode prejudicar mais do que ajudar.


Quanto ao creme térmico, prefira um que venha com certificação de produtos, ainda mais se você usa com frequência o secador e a chapinha.


Para a receita, você precisa misturar três colheres de sopa de óleo de coco aquecido, junto com um ovo inteiro. Depois, acrescente três colheres do creme térmico. Deixe agir por 30 minutos e enxágue os fios com abundância, de preferência na água fria.

8 - Leite e limão

A mistura do leite com o limão é indicada para quem deseja ter os cabelos mais lisos, mas quer abandonar os tratamentos químicos que danificam o cabelo e ainda fazem mal para a natureza, sendo um dos grandes problemas do gerenciamento de resíduos.


Para essa máscara, misture um copo de leite e duas colheres de sopa de limão. Leve à geladeira até que o leite atinja o ponto de coalhada, tornando-se uma espécie de creme espesso. Depois, espalhe o conteúdo por todo o cabelo e deixe agir por 30 minutos.


Para melhores resultados, é indicado realizar o tratamento por até 3 vezes na semana.

9 - Vinagre de maçã, cerveja ou chá de erva cidreira no spray

O vinagre de maçã, a cerveja ou o chá de cidreira são ótimos para substituir o famoso leave-in em spray, já que esses produtos naturais conferem uma excelente hidratação e brilho aos fios.


Isso porque esses produtos têm um pH ideal para selar as cutículas, evitando que a ação do tempo, como o excesso de sol ou o cloro, prejudique o seu cabelo.


No entanto, muitas pessoas se incomodam com o cheiro, principalmente da cerveja e do vinagre. Uma dica é fazer a diluição em água, para tornar o odor mais agradável.

Conclusão

Gostou das dicas? O tratamento caseiro para os cabelos é uma ótima pedida para quem deseja se livrar dos produtos químicos, cuidar da saúde dos fios e ter resultados de salão em casa!


Fora que você ainda economiza muito, já que esses os ingredientes como frutas, mel e óleos são muito mais em conta, quando comparados aos produtos para cabelos. Então, aproveite essas receitas e tenha fios brilhantes, sedosos e hidratados!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


CONVERSATION

2 comentários:

  1. Amiga, adorei as dicas! Só acho que vou ficar com dó de passar comida no cabelo em vez de comer kkkkkkkk

    Um abração, maravilhosa! ♥

    Andressa
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!